É bem possível que Florian Wirtz sempre pensou que um dia se tornaria jogador do Liverpool.
Quem plantou essa semente foi Michael Edwards, seguindo uma dica de Jurgen Klopp há mais de cinco anos.
Florian Wirtz está no radar do Liverpool há anos.
Wirtz se junta aos Reds por um recorde de £116 milhões após desprezar o Bayern de Munique.
O Liverpool manteve contato constante com o pai de Wirtz, Hans-Joachim, e a mãe, Karin Gross.
A conexão estabelecida naquela época, não só com Wirtz quando ele ainda era juvenil no FC Colônia, mas também com sua família, é uma das principais razões pelas quais o poderoso Bayern de Munique foi deixado em situação humilhante.
E explica por que Manchester City e até mesmo o Real Madrid nunca foram realmente parte da equação, apesar da tentação para Wirtz de trabalhar novamente sob o comando de Xabi Alonso.
O ex-meio-campista do Liverpool foi o treinador do Bayer Leverkusen que percebeu que tinha um gênio nas mãos e o ajudou a se tornar uma “força criativa da natureza”, como descrito no próprio site da Bundesliga.
Isso certamente não passou despercebido no Bayern. E o que o Bayern quer, quase sempre consegue quando se trata de contratar jogadores de seus rivais.
Os dedos são estalados, taxas acordadas, contratos são assinados e mais talentos da Bundesliga marcham obedientemente para a Allianz Arena.
Esse é o jeito do Bayern. “Es ist erledigt”, eles diriam. Sim, `feito e acabado` é uma frase na Alemanha também, você sabe.
Então, quando eles enviaram seus principais dirigentes, juntamente com o treinador Vincent Kompany, para uma conversa agradável e uma oferta salarial entendida como substancialmente maior do que a do Liverpool, Wirtz, seu pai agente Hans-Joachim e a mãe Karin, simplesmente esperavam que assinassem na linha pontilhada.
Não só isso, o diretor esportivo do Bayern, Simon Rolfes, e o diretor geral, Fernando Carro, tinham um ás na manga.
Florian não seria o único Wirtz a se juntar. Para fazê-lo sentir-se em casa, sua irmã mais velha Juliane também estaria lá.
Ela é considerada uma meio-campista decente para o Werder Bremen, mas, ao contrário de seu irmãozinho que tem 29 convocações, nunca jogou pela seleção feminina sênior da Alemanha.
O Bayern estava disposto a contratar a irmã de Wirtz, Juliane, como parte de um acordo caso Wirtz os escolhesse.
Não importa. O Bayern faria acontecer.
Então, toda a família Wirtz – o casal de jogadores de futebol tem oito irmãos – poderia se instalar confortavelmente no esplendor bávaro e esquecer aqueles ingleses “emergentes”.
Exceto que nenhum dos dois está assinando agora. E Florian, um ano mais novo que Juliane, está se preparando para a vida na Premier League como parte da espetacular reformulação dos novos campeões que está sendo montada por Edwards e o diretor esportivo Richard Hughes neste verão.
No entanto, o golpe da contratação de Wirtz, com os Reds concordando com um acordo recorde na Premier League de £116 milhões na sexta-feira, está longe de ser um roubo rápido do Bayern, não importa o quão arrogantes e complacentes eles possam ter sido ao ir atrás dele.
Em 2020, Edwards viajou para encontrar Hans-Joachim, Frau Karin e o jovem Wirtz, que começou no time juvenil de seu pai, o SV Grun-Weiss Brauweiler.
Edwards, pelo que se sabe, foi alertado pela primeira vez sobre o potencial de Wirtz por Klopp, e laços foram criados.
Mesmo antes de Wirtz começar a fazer nome após ingressar no Leverkusen, Edwards ainda estava lá, uma presença crescente nos bastidores e bem-vinda pela família.
Florian se tornou o mais jovem a estrear pelo Leverkusen na Bundesliga em maio de 2020, aos 17 anos e 15 dias.
Dezenove dias após jogar contra o Werder Bremen, ele se tornou o mais jovem artilheiro da primeira divisão alemã – ironicamente, agora, contra o Bayern.
Ele continuou a causar uma impressão crescente, assim como Edwards sobre ele e o resto do clã Wirtz, sempre mantendo contato.
Edwards deixou o Liverpool em 2022, apenas para retornar em um papel muito mais poderoso em março do ano passado, bem a tempo de decidir que Arne Slot – e não o mais aclamado Ruben Amorim – deveria ser o homem para substituir Klopp.
Jurgen Klopp foi o primeiro a colocar Wirtz no radar do Liverpool.
O Diretor Michael Edwards liderou a transição do Liverpool da era Klopp para a era Arne Slot.
Mas Edwards sempre foi um amigo da família Wirtz e, portanto, embora o dinheiro certamente fale em termos daquela gigantesca taxa de transferência, foram as palavras e a lealdade de Edwards que contaram quando ele fez sua jogada meses atrás.
Não que o brilhante jovem atacante, com mais dribles completados na temporada passada (83) do que qualquer um na Bundesliga, e nove a mais do que o homem que ele teria sido um rival no Bayern, Jamal Musiala, veja o dinheiro como fator motivador.
De fato, Wirtz revelou: “Claro, você deve garantir que consiga um bom contrato, mas a perspectiva esportiva é muito mais importante para mim do que o dinheiro.
“Acho que meus pais ficariam loucos se eu estivesse muito focado em dinheiro.
“Depois que me mudei para o Leverkusen aos 16 anos, meus pais administravam meu salário e me transferiam 150 euros por mês.
“Isso me moldou. Era importante para meus pais que eu não fizesse nada sem sentido com meu salário.”
Seu salário será menos sem sentido do que o que lhe foi oferecido pelo Bayern, mesmo que provavelmente esteja na região de £300.000 por semana.
Estatísticas de Florian Wirtz na Bundesliga 2024-25 pelo Bayer Leverkusen.
Mas essa relação com Edwards, e um encontro produtivo com Slot, o convenceram de que seria sensato se mudar para Merseyside e se juntar ao seu companheiro de equipe do Leverkusen, Jeremie Frimpong, a primeira contratação dos Reds neste verão.
O faro de Edwards para um grande talento é incomparável, tendo também trazido para o Liverpool Mo Salah, Sadio Mané, Virgil van Dijk e Fabinho, entre muitos outros.
Ele não contratou o grande craque do Liverpool, Philippe Coutinho, mas negociou os enormes £135 milhões que o Barcelona pagou por ele em 2018.
Wirtz pode um dia ser considerado o melhor de todos eles, mesmo que seu talento torne a contratação uma escolha óbvia, com o enorme preço refletindo suas habilidades de prodígio.
Mas foi preciso talento para descobri-lo em primeiro lugar. O Bayern, em seu próprio quintal, não o fez.
Eles agora têm “bratwurst” (salsicha alemã, em sentido figurado para “cara de bobo” ou “vergonha”) por todo o rosto. Cinco anos depois, Edwards tem seu homem.

