O técnico do Tottenham, Ange Postecoglou, rebateu as críticas de Arsene Wenger, lenda do Arsenal, sobre a regra que concede ao campeão da Liga Europa uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões.
Postecoglou abordou a sugestão de Wenger para que a UEFA reavalie essa norma. O treinador dos Spurs ironizou, dizendo: “Bem, esse é um debate que está rolando há anos, cara… pelo menos nos últimos oito dias.”
Ele continuou com uma cutucada no rival: “Eu já disse isso antes, cara, o Spurs faz coisas loucas com as pessoas, faz mesmo. Você coloca esse clube em qualquer frase ou qualquer questão, e invariavelmente todos vêm para diminuir o máximo que podem.”
Postecoglou questionou a razão pela qual a regra se tornou um problema agora: “Por que não era um problema antes e é um problema agora? Qual a diferença? Não entendo qual a diferença. No ano passado, o quinto lugar não levava à Liga dos Campeões, este ano leva. Existem regras de competição.”
“Tenho grande respeito por Arsene, mas isso faz coisas loucas com as pessoas – eu adoro”, disse Postecoglou, finalizando com outra ironia: “Mas é o Spurs, cara, eles adoram. Eles adoram.”
A regra que permite ao vencedor da Liga Europa se classificar para a Liga dos Campeões está em vigor desde a temporada 2014-15.
Wenger havia expressado sua opinião à BeIN Sports: “Não – eles deveriam se classificar automaticamente para a Liga Europa novamente, mas não necessariamente para a Liga dos Campeões. Especialmente quando você está na Premier League, onde já cinco equipes se classificam.”
“Acho que é algo (para a UEFA) pensar e revisar”, acrescentou Wenger. “Por outro lado, as pessoas dirão que, para manter a Liga Europa focada, interessante e motivada, você precisa dar a eles esse prêmio.”