sex. abr 18th, 2025

A peça-chave do Chelsea: Gastos bilionários e o ‘jardineiro mágico’

O Chelsea fez muitas contratações de peso nas últimas temporadas.

No entanto, uma das chegadas mais importantes passou despercebida, mas continua a dar uma enorme contribuição tanto no centro de treinamento Cobham do clube quanto em Stamford Bridge.

Estádio Stamford Bridge vazio antes de uma partida da Liga dos Campeões Feminina da UEFA.
O gramado de Stamford Bridge tem estado em perfeitas condições
Paul Burgess, jardineiro do Real Madrid, em campo com um ancinho de grama.
O jardineiro Paul Burgess ganhou uma reputação estelar

Esse homem é Paul Burgess, um dos paisagistas mais respeitados do mundo e que chegou ao clube em 2023, depois de passar mais de uma década no Real Madrid.

A Premier League anunciará a sua ‘Equipe de Gramado da Temporada’ no próximo mês, com o Aston Villa tendo levado o prêmio no ano passado.

No entanto, o Chelsea deverá estar na disputa pelo prêmio desta vez, já que os gramados melhoraram muito sob o comando de Burgess e sua equipe.

Anteriormente, raposas corriam soltas no campo de West London e os jogadores reclamavam que os gramados eram melhores em outros locais.

No entanto, Burgess, que também trabalhou no clube de infância Blackpool e depois no Arsenal antes de ir para a Espanha, mudou tudo isso.

Ele chegou a Madrid quando José Mourinho era técnico e o jornal esportivo Marca o apelidou de gardinero magico – jardineiro mágico – depois de resolver completamente a superfície notoriamente ruim do Bernabéu.

Foi também ideia dele construir um laboratório subterrâneo como parte da reforma do Bernabéu, o que significa que o gramado pode ser cultivado mesmo que a superfície esteja coberta quando o estádio está sendo usado para um show pop.

Então, talvez o Chelsea termine a temporada com pelo menos um troféu – embora você ainda apostasse uma boa quantia de dinheiro neles vencendo a Liga Conferência Europa também.

O capitão masculino Reece James esteve em Stamford Bridge na última quinta-feira para apoiar a equipe feminina nas quartas de final da Liga dos Campeões contra o Manchester City – e elas conquistaram uma vitória impressionante por 3-0 para avançar por 3-2 no agregado.

A irmã de James, Lauren, jogou os 90 minutos completos e esteve em ótima forma.

Lauren James do Chelsea segurando o troféu de Jogadora da Partida Visa.
Lauren James deu uma atuação de Jogadora da Partida contra o Man City
Lauren James do Chelsea FC Women conversando com seu irmão, Reece James, após uma partida de futebol.
Reece James adora ver sua irmã jogar quando pode

Os torcedores do BLUES podem ser solicitados a apresentar identificação antes das quartas de final da Liga Conferência Europa em casa com o Legia Varsóvia em 17 de abril.

Esta é uma ideia sensata e será apenas para garantir que não haja torcedores visitantes nas áreas da casa em Stamford Bridge.

Placa da Liga da Conferência da UEFA no estádio Stamford Bridge.
O Chelsea estará de volta à ação da Liga da Conferência ainda este mês

Nota máxima para o Chelsea pela sua iniciativa com os Samaritanos e a Three UK antes do jogo em casa da Premier League na quinta-feira com o Spurs.

Pesquisas divulgadas esta semana revelaram que dois terços (64 por cento) dos torcedores de futebol lutam com a sua saúde mental, com quase metade (42 por cento) recorrendo a uma fonte improvável de apoio – motoristas de táxi.

A rede móvel Three UK recrutou a ajuda do ex-atacante da Inglaterra Peter Crouch para lançar uma frota de táxis de saúde mental sob medida, conduzidos por taxistas selecionados que receberam treinamento especializado dos Samaritanos para ajudar a nação a falar mais do que futebol.

Na quinta-feira, uma frota de táxis oferecerá viagens gratuitas aos passageiros que estiverem dispostos a falar sobre sua saúde mental ou simplesmente usar a viagem para verificar um ao outro.

Os táxis viajarão da estação de metrô West Brompton para Stamford Bridge antes do jogo.

Peter Crouch dando um joinha.
Peter Crouch apoiou uma nova campanha brilhante

O ex-técnico do Chelsea, Ruud Gullit, conseguiu curar sua rixa com Luca Vialli antes de o italiano morrer em 2023.

Mas o holandês, outrora com dreadlocks, revelou que NUNCA perdoará os poderosos de Stamford Bridge que o forçaram a sair do clube em 1998.

Vialli, contratado por Gullit, substituiu-o de forma controversa como técnico quando o ex-superstar do Milan foi demitido após uma derrota na primeira mão da semifinal da Taça da Liga para o Arsenal, menos de um ano depois de levar o clube ao sucesso na Taça FA.

Isso fez com que a dupla, antes próxima, brigasse feio.

Vialli morreu de câncer aos 58 anos, mas o membro da Academia Laureus, Gullit, explicou: “Luca e eu conseguimos resolver as coisas.

“Nós nos encontramos algumas vezes ao longo dos anos. Também estávamos em um programa de futebol na Itália. Então não tivemos problemas.”

No entanto, Gullit ainda está bravo com o ex-presidente Ken Bates e seu principal tenente Colin Hutchinson, acrescentando: “É estranho quando você tem sucesso e é demitido.

“Eventualmente, eles entenderam que a razão pela qual eu fui demitido não tinha nada a ver comigo, mas com as pessoas que estavam tentando fazer outras coisas em torno daquele clube.

“Essas pessoas foram demitidas mais tarde, mas então já era quase tarde demais.

“Felizmente Abramovich veio e assumiu o controle. Mas sim, havia algumas pessoas duvidosas por perto pelas minhas costas que tentaram fazer negócios nos quais eu não queria estar envolvido.”

Ruud Gullit e Gianluca Vialli segurando uma camisa do Chelsea.
Ruud Gullit trouxe Gianluca Vialli para o Chelsea

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post