O Manchester United entra no clássico de domingo contra o City desesperado para conseguir uma rara vitória dupla sobre seus rivais.
Ruben Amorim e Pep Guardiola têm decisões importantes a tomar, já que suas temporadas não estão saindo exatamente como planejado.


O City, campeão em série, está lutando desesperadamente por uma vaga entre os quatro primeiros, enquanto o United está no meio de uma de suas piores temporadas de todos os tempos.
É muito diferente da temporada 2011-12, quando os gigantes de Manchester estavam lutando até o último dia pelo título, com o gol de última hora de Sergio Aguero contra o QPR selando a primeira coroa da Premier League do City no saldo de gols.
Portanto, um confronto ligeiramente diferente desta vez, mas muito importante para ambos os lados.
No mais recente episódio de Táticas Expostas do SunSport, nosso especialista DEAN SCOGGINS analisa os pontos-chave para o derby.
Por que Amorim continua escalando Garnacho na esquerda?
Este é um tema quente para o United. Alejandro Garnacho está irritando os torcedores porque está chegando em boas posições.
Muitas vezes, o United está fazendo um bom trabalho defensivamente, movendo a bola para o meio-campo. Eles estavam lutando para tirar a bola de trás, mas melhoraram.
No entanto, Garnacho está recebendo a bola em posições abertas, onde ele gosta. Quando ele recebe a bola, ele é imediatamente confrontado por seu defensor.
Ele quer correr para dentro do defensor, então você tem um zagueiro central vindo e outro zagueiro central entrando. A defesa entra, então você tem um meio-campista voltando e ele acaba em um engarrafamento.
No jogo contra o Nottingham Forest, o Forest defendeu muito recuado na beira de sua própria área e Garnacho teve cinco ou seis chutes de longa distância, mas nenhum deles foi limpo – e isso porque ele está cercado.
Segunda coisa: quando ele entra, ele tem um ala que gosta de correr. Então Patrick Dorgu está subindo por fora dele.


O número de vezes que ele está fazendo essa corrida e Garnacho não está dando a bola para ele está irritando os torcedores do Man Utd. Isso tem que mudar.
Ele tem que dar a bola para Dorgu naquela área para a sobreposição, porque é aí que você abre este espaço para o cruzamento com os outros jogadores chegando.
Vimos o United em jogos anteriores – como contra o Arsenal – quando Garnacho estava livre na direita – e isso porque ele fez uma corrida e tinha um lateral, que era Noussair Mazraoui, correndo por dentro dele naquela posição.
Sempre que Garnacho não joga, todos dizem que Garnacho deveria jogar… e quando Garnacho joga, ele é irritante de assistir, mas ele está quase lá. Então ele tem que jogar.
Ele deveria estar jogando na esquerda? Não tenho tanta certeza. Sem Amad Diallo, eles precisam de um corredor de bola que enfrente os jogadores.
Esta formação de Amorim é sobre jogadores correndo em direção aos laterais e zagueiros para tentar levá-los para dentro da área. E Garnacho é o único jogador real no time do United que faz isso.
Eu gostaria de ver Garnacho na direita neste jogo, porque no momento, a química entre ele e Dorgu na esquerda não está bem lá.
Mas eu gostaria de ver Garnacho ainda no time… O United vai precisar de uma saída de bola contra o Man City, e Garnacho espera-se que forneça isso.

O United pode vencer o City com menos posse de bola?
Contra o Nottingham Forest durante a semana – uma derrota por 1-0 – o Man Utd teve quase 70% de posse de bola.
Contra o Man City no início da temporada, o City teve toda a posse de bola, e o United ficou confortável sem a bola.
O United está indo muito bem na defesa no momento para entrar em uma forma muito boa de onde eles podem iniciar contra-ataques.
Isso é um problema quando eles jogam contra um time que recua muito como o Nottingham Forest – mas isso não vai acontecer neste jogo, porque o City vai dominar a posse de bola.
O City entrará em uma formação 2-3-5 ou 3-2-5 no ataque e os defensores do United vão marcar homem a homem.
Veremos alas sendo marcados por alas, e meio-campistas centrais indo homem a homem… então, é como eles pegam a bola e iniciam o contra-ataque.

Eles ficarão muito felizes em absorver a posse de bola. Vimos eles fazerem isso no primeiro tempo contra o Arsenal, em uma ótima atuação contra o Liverpool, e então aquela grande vitória contra o Manchester City.
Mas… desta vez é em Old Trafford, então eles vão sofrer um pouco de pressão da torcida. É um derby, eles querem ver futebol progressivo.
Para mim, a transição da defesa para o ataque é onde eles não acertaram totalmente.
Vem em dois triângulos – um no flanco direito e outro na esquerda… se eles pegarem a bola nesta área, eles podem jogar a bola para um jogador que está sendo pressionado para jogar longo ou eles podem passar para um ala para colocá-los em uma situação perigosa de 1 contra 1.
Esse será o plano. Se eles podem realizar isso ou não é outra questão.

Marmoush é mais adequado para jogar contra o United do que Haaland?
Esta é uma pergunta muito difícil. Que time não teria Erling Haaland nele?
Mas, isso acontece com o Manchester City com bastante frequência… eles ficam presos na beira da área, e Haaland não está se movendo… não fazendo nada.
Há dois lados para isso… por um lado, ele está ocupando um defensor e eles o querem na área para o cruzamento.
Mas, por outro lado, na vitória por 2-0 sobre o Leicester no meio da semana, você podia ver sem Haaland que Omar Marmoush e então Doku de um lado e Savinho do outro formavam um trio de ataque muito plano.
Quando eles jogaram contra o Newcastle no início da temporada, Marmoush marcou um hat-trick como parte de uma dupla de ataque com Haaland – mas quando eles jogam contra o United, isso não vai funcionar, por causa de seus três zagueiros.
E então, se Haaland jogasse, você sabe que o United vai se sentar fundo… eles são imediatamente uma linha de cinco defensores, com os alas.


Seria um engarrafamento completo com os torcedores frustrados porque eles não estão quebrando as linhas, com os zagueiros centrais recebendo muitos toques com passes jogados de volta para eles.
Então, contra o United, veremos um trio de ataque apertado do City, com Foden, Marmoush e De Bruyne… eles usarão Savinho, Doku ou Grealish para realmente segurar a largura do outro lado.
Por causa deste trio de ataque estreito, você acaba com espaço ao redor das bordas da área e, ao contrário de Haaland, Marmoush não vai simplesmente se estacionar no zagueiro central.
Veremos muito mais rotação do trio de ataque com Marmoush em conjunto com um dos outros dois e então teríamos feito com Haaland – que pode ser um pouco passageiro quando a oposição estaciona o ônibus.
Marmoush teve duas vezes mais toques por jogo do que Haaland até agora nesta temporada, então do ponto de vista de um torcedor frustrado do City, talvez Marmoush seja o único a destravar as coisas.
De Bruyne ou Fernandes?
Kevin De Bruyne e Bruno Fernandes. Os dois capitães, os dois talismãs…
Será uma batalha realmente intrigante porque se acabarmos com Garnacho na direita e Fernandes jogar como um dos meio-campistas de ataque, poderemos ver De Bruyne na posição interna direita, onde ele está tentando colocar cruzamentos na área.
Pode muito bem ser Fernandes quem o está rastreando de volta. E uma coisa que você pode garantir é que De Bruyne vai querer que Fernandes vá por esse caminho.
Se Fernandes e De Bruyne estiverem indo por esse caminho, o City terá muita alegria.
Mas conhecemos o ritmo de trabalho de Fernandes. Sabemos que mais tarde nos jogos, ele cria chances. Sabemos que 60, 70, 80 minutos depois, é Bruno quem aparece na bola em uma área de ataque.
Talvez seja aí que Pep fará a mudança mais tarde. Se o City estiver ganhando o jogo, tire De Bruyne e coloque outra pessoa em Bruno.
Me coloque na berlinda, vou apoiar De Bruyne porque imagino que ele vai se colocar em uma posição onde ele vai cruzar na cara do gol e Marmoush vai marcar.
