Com o fechamento da janela de transferências no Brasil, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo definiram seus elencos para a temporada de 2025. Alguns clubes investiram significativamente em reforços, enquanto outros adotaram uma postura mais cautelosa neste início de ano.
Balanço do Flamengo
O Flamengo teve uma atuação mais discreta no mercado de transferências do que muitos torcedores esperavam. De acordo com o diretor de futebol José Boto, essa era a intenção da diretoria, que planeja ser mais ativa no mercado na metade do ano. Assim, o clube carioca contratou apenas dois jogadores: Juninho e Danilo.
O atacante Juninho, ex-Qarabag do Azerbaijão, assinou um contrato de quatro anos com o Rubro-Negro. Para contratar o jogador, o Flamengo investiu 5 milhões de euros (R$ 31 milhões). No entanto, Juninho ainda não correspondeu totalmente às expectativas da torcida.
Por outro lado, o zagueiro Danilo rapidamente conquistou a aprovação dos torcedores. Chegando sem custos após uma longa trajetória no futebol europeu, Danilo tem sido constantemente elogiado pela torcida rubro-negra por suas boas atuações. O jogador, inclusive, está na pré-lista do técnico Dorival Júnior para a convocação da Data-Fifa deste mês.

Balanço do Vasco
O Vasco teve um desempenho positivo nesta janela de transferências. O clube buscou reforços para a zaga e contratou Mauricio Lemos, Lucas Freitas e Lucas Oliveira. Em contrapartida, Léo e Maicon deixaram o clube.
Para o meio-campo, Tchê Tchê chegou para fortalecer o elenco. Com a saída de Keiller, Daniel Fuzato foi contratado para ser o goleiro reserva de Léo Jardim.
O setor ofensivo foi o que gerou mais dificuldades para o Vasco nesta janela. Após várias tentativas sem sucesso, o clube acertou as contratações de Benjamín Garré, Nuno Moreira e Loide Augusto. Jogadores de lado de campo eram a prioridade, assim como os zagueiros.

Balanço do Fluminense
Buscando reestruturar e rejuvenescer o elenco, o Fluminense contratou dez reforços nesta janela de transferências. Entre os nomes, apenas Everaldo, Otávio e Renê têm 30 anos ou mais, o que representa uma mudança em relação às janelas anteriores.
Entre os reforços, Canobbio e Hércules começam a temporada como titulares indiscutíveis na equipe de Mano Menezes, no ataque e meio-campo, respectivamente. Outros jogadores chegaram para compor o elenco e trazer mais equilíbrio e opções.
O goleiro Marcelo Pitaluga chega com a perspectiva de substituir Fábio no futuro, já que este está em seu último ano de contrato com o Fluminense. O zagueiro Juan Freytes foi contratado para ser uma alternativa imediata para Thiago Silva ou Ignácio. Renê ocupa a vaga de Diogo Barbosa na reserva da lateral-esquerda. Enquanto isso, Joaquín Lavega busca sua estreia, e Rubén Lezcano ainda não treinou com o Tricolor no Rio de Janeiro, embora chegue com boas referências do Libertad.

Balanço do Botafogo
Assim como o Fluminense, o Botafogo também investiu em vários jogadores na janela de transferências. A principal contratação foi a do técnico Renato Paiva, anunciado pelo clube no dia do jogo de volta da Recopa Sul-Americana.
Com a saída de diversos jogadores, o Botafogo precisou repor as perdas e dar uma resposta à torcida após a ida de Luiz Henrique para o Zenit. Para isso, John Textor contratou Artur, que estava na Rússia após se destacar por RB Bragantino e Palmeiras.
Anunciados recentemente, Elias Manoel, Nathan Fernandes e Santiago Rodríguez ainda não estrearam. O zagueiro Jair chega com a expectativa de ser um dos pilares da defesa, enquanto David Ricardo foi contratado para compor o elenco, que já conta com Barboza e Bastos. Léo Linck foi contratado para substituir Gatito Fernández, e o atacante Rwan Cruz busca reverter a desconfiança e contribuir com o Botafogo nesta temporada.
