O São Paulo conheceu a equipe de arbitragem para o confronto válido pela quarta rodada da Copa Libertadores. A partida será realizada nesta terça-feira (6) em Lima, no Peru. O elenco embarca para o país no domingo (4).
Quem comandará a partida será o árbitro uruguaio Andrés Matonte. Credenciado pela FIFA, ele já atuou em jogos importantes, como a semifinal do Mundial de Clubes de 2024 entre Real Madrid e Al-Ahly, e uma partida da Copa do Mundo de 2022, a vitória da Croácia sobre o Canadá.
O histórico de Andrés Matonte inclui algumas controvérsias. Ele chegou a ser judicialmente acusado de fraude no passado. O caso ocorreu em 2021, quando foi denunciado por fraude pelo Ministério Público do Uruguai, seu país de origem.
O principal alvo da denúncia era seu irmão, Roberto Matonte. Segundo a imprensa uruguaia, ele abordava pessoas com propostas de investimento, solicitando empréstimos com a promessa de pagamentos mensais e juros. Andrés foi apontado como um dos participantes desse esquema.
Os pagamentos iniciais foram realizados, mas foram interrompidos a partir de outubro de 2021. A defesa do irmão do árbitro alegou um problema envolvendo os bancos Central e República do Uruguai. Posteriormente, foi descoberto que os depósitos jamais foram confirmados e que uma das empresas mencionadas por Roberto nem sequer existia.

Escala completa de arbitragem para Alianza Lima x São Paulo
Além da escolha de Andrés Matonte para apitar, a Conmebol divulgou a escala completa para a quarta rodada da Copa Libertadores. Nicolas Taran e Carlos Barreiro atuarão como assistentes. Andrés Cunha será o responsável pela arbitragem de vídeo (VAR).
O São Paulo lidera o Grupo D com sete pontos. O Libertad está na segunda posição com seis, enquanto o Alianza ocupa o terceiro lugar com quatro pontos. Sendo assim, uma vitória do Tricolor é fundamental para manter a liderança e facilitar sua caminhada rumo à classificação.