sex. nov 14th, 2025

Arsenal Deveria Recusar a ‘Guarda de Honra’ ao Liverpool – É um Absurdo Humilhante

O Chelsea concederá uma `guarda de honra` ao Liverpool antes do jogo de amanhã pela Premier League em Stamford Bridge.

E no próximo fim de semana, presumivelmente, o Arsenal fará o mesmo.

Jogadores do Chelsea dando guarda de honra aos jogadores do Manchester City.
Chelsea concede guarda de honra ao Manchester City na temporada 2022/23
Jogadores do Liverpool celebrando a vitória na Premier League.
Estrelas do Liverpool celebram após conquistar o título da Premier League

Mas, assim como muitas outras coisas no futebol moderno, é algo que nunca entenderei. Francamente, acho que é um completo absurdo humilhante.

Não é tanto um sinal de respeito quanto uma humilhação para o time que se enfileira para aplaudir os campeões.

É como se Chelsea, Arsenal e todos que jogarem contra os campeões pelo resto da temporada estivessem dizendo: `Parabéns, estamos perfeitamente felizes por vocês terem nos vencido`.

Quando meu time do Watford perdeu uma final da FA Cup para o Manchester City, tivemos que ficar de pé e aplaudir enquanto eles recebiam suas medalhas.

Mas isso é depois do jogo, o que é justo.

Nunca estive em uma situação em que se esperasse que eu fizesse parte de uma `guarda de honra`. Durante meus tempos na primeira divisão, o Watford nunca jogou contra um time que já havia sido confirmado como campeão.

Mas se eu estivesse nessa situação, teria me recusado categoricamente.

É isso que o Arsenal, o principal desafiante do Liverpool nesta temporada, deveria fazer no próximo domingo.

Isso realmente estabeleceria um marco para a próxima temporada. Nada de ser bonzinho.

Tenho bastante em comum com Jamie Vardy.

Nós dois subimos do futebol amador, passamos pela Football League e chegamos à primeira divisão.

Nós dois usamos tornozeleiras eletrônicas enquanto jogávamos, após condenações criminais em nossa juventude.

Nós dois nos tornamos jogadores emblemáticos e leais a longo prazo em nossos clubes, ele no Leicester e eu no Watford.

Tenho bastante orgulho do que conquistei no jogo, mas Vardy… ele é algo mais.

Este cara é uma história de conto de fadas do futebol. Ele é a maior história de azarão do esporte.

Jamie Vardy beijando o troféu da Premier League.
Jamie Vardy beija o troféu da Premier League após o incrível triunfo do Leicester em 2015/16

Ele ganhou a Premier League, a FA Cup e a Chuteira de Ouro, jogou pela Inglaterra e — ao contrário de mim — conseguiu deixar seu clube em seus próprios termos após 13 anos de dedicação impecável.

Vardy tem 38 anos, 18 meses a mais que eu e aproximadamente 18 quilos mais leve!

Mas, após anunciar que está deixando o Leicester, ele ainda pode ser muito útil para alguém na Premier League na próxima temporada.

O Wolves está interessado nele e vejo isso acontecendo. Mas, para mim, o Everton seria um ótimo encaixe.

David Moyes trará uma dúzia ou mais de jogadores neste verão para a nova era do clube de Merseyside em seu novo estádio em Bramley-Moore Dock.

E tenho certeza de que ele adoraria ter a opção de contar com Vardy. Com sua velocidade, ele sempre será perigoso saindo do banco contra defesas cansadas e ainda poderia começar alguns jogos.

Vardy é não convencional, um inconformista. Desde seu regime de treino e dieta – que muitas vezes incluiu vodka, Skittles e o produto de tabaco, snus.

O que mais gosto em Vardy é que ele não tentou mudar nem um pouco como jogador ou como pessoa.

Alguns jogadores poderiam ganhar a Premier League e tentar se reinventar, pensando que são jogadores completos. Mas Vardy continua fazendo o que sempre fez de melhor.

Ele não recua para tentar ditar o jogo, ele apenas continua a disparar por trás das defesas e marcar gols. Mesmo nesta temporada, ele marcou oito vezes em um time do Leicester que mal conseguia abrir uma porta, muito menos uma defesa.

Marcar gols em um time ruim que cria poucas chances é uma tarefa muito difícil, mas Vardy conseguiu.

Entendo a ligação com o Wrexham — o clube de Hollywood encontra o jogador de Hollywood.

Jamie Vardy aplaudindo os torcedores.
Jamie Vardy está deixando o Leicester no final da temporada

Ryan Reynolds e companhia trouxeram muitos jogadores veteranos em sua jornada das ligas inferiores para a Championship, então você pode ver por que Vardy se encaixaria lá.

Mas ele seria uma ótima opção para muitos clubes da Premier League e poderia quebrar o recorde de Teddy Sheringham como o jogador de linha mais velho na competição.

Teddy estava jogando pelo West Ham na primeira divisão pouco antes de completar 41 anos.

É triste o que aconteceu com o Leicester nos últimos anos, porque o que eles conquistaram ao ganhar o título em 2016 foi provavelmente a maior história que o futebol inglês já viu.

Essa foi nossa primeira temporada na primeira divisão depois de conquistar o acesso com o Watford e, no início da campanha, os teríamos considerado um de nossos rivais na luta contra o rebaixamento.

Mas, como todo mundo, não poderíamos estar mais errados.

Que time aquele era. A qualidade de Vardy e Riyad Mahrez no ataque, a dupla de meio de campo de N’Golo Kanté e Danny Drinkwater foi uma das melhores que já enfrentei.

Durante aquela temporada, Vardy quebrou o recorde de Ruud van Nistelrooy na Premier League ao marcar em 11 jogos consecutivos.

Honestamente, quando você entende o que é um feito marcar em jogos consecutivos na Premier League, sua mente fica impressionada com a ideia de 11 seguidos.

E as pessoas muitas vezes esquecem o companheiro de ataque de Vardy, Shinji Okazaki. Que volume de jogo ele tinha. Ele saía de campo como um cavalo de corrida, literalmente soltando fumaça!

O Leicester de Claudio Ranieri jogava em um 4-4-2 e seus quatro zagueiros eram defensores à moda antiga — cabeceava, chutava, afastava (a bola). E digo isso com o maior respeito.

Um deles, o capitão Wes Morgan, eu conhecia muito bem. E depois que o Leicester nos venceu naquela temporada, ele me disse `cara, somos realmente bons, um grupo de jogadores realmente especial`.

Ele disse que eles genuinamente se davam muito bem, escolhiam socializar uns com os outros o tempo todo. E, acreditem, isso é realmente incomum, particularmente em um clube da Premier League — ou em qualquer ambiente de trabalho, na verdade.

E quando o Leicester foi confirmado como campeão, quando o Spurs não conseguiu vencer o Chelsea em uma partida acirrada na noite de segunda-feira, quem estava organizando a festa na casa dos jogadores para celebrar? Vardy, claro.

Os dois últimos jogos em casa desta temporada decepcionante do Leicester serão agora celebrações da carreira de Vardy, enquanto se despedem de uma lenda.

E com razão, porque ele é um jogador que deveria inspirar TODOS nas ligas amadoras e inferiores.

Jamie Vardy é o homem milagre.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post