dom. maio 18th, 2025

Bérgson, ex-Athletico, brilha na Malásia e pode defender a seleção local

O atacante Bérgson, conhecido por passagens por Athletico Paranaense, Ceará e Fortaleza, vive um momento espetacular na Ásia, sendo aclamado como o “Rei da Malásia” pelos fãs. Em entrevista, o jogador brasileiro de 34 anos comentou sua fase atual e não descartou a chance de representar a seleção malaia. Com uma marca impressionante de 159 gols em 153 partidas pelo Johor Darul, Bérgson nunca recebeu uma convocação para a Seleção Brasileira principal.

Na temporada 2024/2025, Bérgson se sagrou o principal artilheiro do Campeonato Malaio, balançando as redes 32 vezes em apenas 22 partidas. Ele foi peça-chave na campanha invicta do Johor Darul, que conquistou o título com 70 pontos em 24 rodadas (23 vitórias e 1 empate). Para colocar seus números em perspectiva, o atacante norueguês Haaland, estrela do Manchester City, marcou 30 gols em 40 jogos na mesma temporada até agora, uma marca inferior à do ex-jogador do Athletico.

O brasileiro revelou que Tunku Ismail Idris, príncipe herdeiro de Johor e proprietário do clube, tem o desejo de ver Bérgson defendendo a seleção da Malásia.

“Eles mostraram interesse em que eu obtenha o passaporte. Já conversamos com o príncipe e eles já iniciaram o processo dos meus documentos. Em dezembro, completo meu quinto ano aqui, e, como estrangeiro, terei a possibilidade de conseguir esse passaporte. Mas isso precisa ser conversado. Meu contrato vai até dezembro; eles demonstraram interesse, mas ainda não há nada concreto.”

Ex-Athletico, Bérgson vive grande fase na Malásia
Bérgson, ex-Athletico, em excelente fase na Malásia. (Foto: Divulgação/Johor FC)

Considerando todas as competições da temporada, Bérgson alcançou a marca de 44 gols em 43 partidas, com uma média de um gol a cada 68,7 minutos em campo. O Johor Darul conquistou os títulos da Liga Malaia e da Copa da Malásia. Na Liga dos Campeões da Ásia, a equipe foi eliminada nas oitavas de final pelo Buriram United, da Tailândia, que por sua vez caiu para o Al-Ahli, clube saudita onde joga Roberto Firmino e que acabou vencendo a competição. Bérgson credita seu sucesso à confiança que recebeu do clube malaio.

“Assim que cheguei, senti um apoio e um interesse muito grandes por parte do príncipe, dono do nosso clube. Ele fez questão de conhecer minhas características e me dar oportunidades de jogar. Meus números comprovam o resultado disso”, afirmou o atacante.

Números de Bérgson desde que chegou na Malásia

  • 153 jogos
  • 159 gols
  • 3 vezes melhor jogador estrangeiro
  • 2 vezes Chuteira de Ouro da Super League
  • 1 vez artilheiro da Copa da Malásia
  • 4 vezes na seleção da temporada
  • 3º maior artilheiro do mundo em 2022
  • 2º maior artilheiro da Super League com 105 gols

By Henrique Oliveira Santos

Henrique Oliveira Santos é um jornalista jovem e ambicioso de São Paulo, especializado em análise do mercado de transferências e análise tática de partidas. Seu olhar aguçado para o jogo e capacidade de prever futuras estrelas o tornaram popular entre os fãs de futebol.

Related Post