qui. maio 1st, 2025

Borussia Dortmund não deve contar com Moukoko no Mundial

O Borussia Dortmund, futuro adversário do Fluminense no Mundial de Clubes da FIFA em 2025, aparentemente não incluirá o atacante Youssoufa Moukoko em seu elenco para o torneio. De acordo com informações do jornal alemão Bild, o clube já teria tomado a decisão de não inscrever o jovem de 20 anos na competição, que ocorrerá nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho.

Atualmente emprestado ao Nice, da França, até o final de junho, Moukoko está inativo desde fevereiro e perdeu relevância no time francês. A falta de tempo de jogo, combinada com o alto custo para sua reintegração antecipada ao clube alemão (seria necessário cobrir uma parte do seu salário anual de 8,5 milhões de euros, equivalente a cerca de 700 mil euros por junho), foi um fator determinante na decisão.

Youssoufa Moukoko - Alemanha
Moukoko tem passagens pelas categorias de base da seleção da Alemanha (Foto; Reprodução/Instagram/@youssoufa_10)

Além das questões financeiras, o Dortmund considera que o jogador não tem espaço garantido no ataque. Serhou Guirassy é visto como titular absoluto, e outros jogadores como Beier e Adeyemi são alternativas disponíveis. Moukoko seria utilizado apenas em situações de emergência causadas por lesões de outros atletas.

Nesta temporada, o atacante participou de 22 partidas oficiais pelo Nice, marcando dois gols (ambos contra o Saint Étienne no início da liga) e dando duas assistências. Seu desempenho aquém do esperado contribuiu para a decisão do Dortmund de buscar uma nova solução para seu futuro. Ele já foi oferecido a outras equipes, mas ainda não há negociações avançadas para uma transferência. Seu vínculo com o clube alemão se estende até junho de 2026.

Além da ausência de Moukoko, o Dortmund também não contará com Sébastien Haller no Mundial. O atacante da Costa do Marfim cumprirá seu empréstimo ao Utrecht, da Holanda, até o final e igualmente não faz parte dos planos do clube alemão. O contrato de Haller com o BVB também é válido até 2026.

Com sua carreira em declínio, Moukoko também se viu envolvido em controvérsias. Em 2024, surgiram acusações de fraude em sua data de nascimento, com seu pai supostamente admitindo que a idade do filho teria sido alterada para facilitar sua entrada nas categorias de base.

Na fase de grupos do Mundial de Clubes, o Borussia Dortmund enfrentará o Fluminense em 17 de junho, o Mamelodi Sundowns em 21 de junho e o Ulsan Hyundai em 25 de junho, todos pelo Grupo G da competição.

By Henrique Oliveira Santos

Henrique Oliveira Santos é um jornalista jovem e ambicioso de São Paulo, especializado em análise do mercado de transferências e análise tática de partidas. Seu olhar aguçado para o jogo e capacidade de prever futuras estrelas o tornaram popular entre os fãs de futebol.

Related Post