Neste domingo (20), o Botafogo entra em campo para enfrentar o Sport na Ilha do Retiro. O Glorioso busca manter um importante tabu: há uma década, a equipe não perde para o Leão em seu próprio estádio. No entanto, apesar do retrospecto favorável como visitante, o confronto remete à dolorosa lembrança do último encontro entre os clubes, que culminou no rebaixamento alvinegro em 2021.
A partida, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para as 17h30 (horário de Brasília).
Histórico favorável na Ilha do Retiro
A última vez que o Botafogo sofreu uma derrota para o Sport em Recife foi em 2014, durante o Campeonato Brasileiro daquele ano. Desde então, em cinco confrontos disputados na Ilha do Retiro, o Botafogo acumula duas vitórias e três empates, mantendo-se invicto no local.
Confira os últimos 5 jogos entre Sport e Botafogo no Recife:
- 2020: Sport 1 x 2 Botafogo (Brasileiro)
 - 2018: Sport 1 x 1 Botafogo (Brasileiro)
 - 2017: Sport 1 x 2 Botafogo (Brasileiro)
 - 2017: Sport 1 x 1 Botafogo (Copa do Brasil)
 - 2016: Sport 1 x 1 Botafogo (Brasileiro)
 

Apesar da vantagem como visitante, a lembrança mais recente deste embate é um verdadeiro “fantasma” para o torcedor botafoguense. A última vez que os times se enfrentaram, independentemente do mando de campo, foi em 5 de fevereiro de 2021. Naquela ocasião, o Sport venceu o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, um resultado que selou matematicamente o terceiro rebaixamento da história do Alvinegro para a Série B.
Panorama atual de Sport e Botafogo
Para o jogo deste domingo, as situações dos clubes se inverteram em relação ao confronto de 2021. Atualmente, o Sport atravessa um momento delicado, ocupando a lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas três pontos. Já o Botafogo, por sua vez, está na parte de cima da tabela, com 22 pontos, e uma vitória pode recolocar a equipe na zona de classificação para a Libertadores (G-4).

