O Brasil sagrou-se campeão do Sul-Americano Sub-17 ao derrotar a Colômbia na final, realizada em Cartagena, Colômbia, no sábado à noite (12). Apesar de começar perdendo no primeiro tempo, a seleção brasileira buscou o empate na segunda etapa, levando a decisão para os pênaltis. Com 100% de aproveitamento nas penalidades, o Brasil conquistou o 14º título da competição.
Como foi o jogo?
A partida final começou com a Colômbia pressionando, mas o Brasil criou a primeira chance de perigo. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Ruan Pablo avançou pela direita e passou para Luiz Gustavo, que chutou, mas a defesa colombiana bloqueou.
Aos 40 minutos, a Colômbia marcou. Sevillano recebeu um bom passe de Londoño e chutou para o gol. Com esse gol, a Colômbia foi para o intervalo vencendo.

No segundo tempo, as duas equipes fizeram substituições para tentar melhorar o ritmo de jogo. O Brasil tinha dificuldades para sair jogando e criar oportunidades. Até os 20 minutos do segundo tempo, nenhuma das seleções criou chances claras de gol.
Aos 33 minutos, Dell quase marcou para o Brasil. Aos 42 minutos, o Brasil empatou. Rafael Gonzaga cruzou na área e Ângelo cabeceou para o gol. Com o empate, a partida foi para os pênaltis.
Decisão de final do Sul-Americano Sub-17 foi decidida nos pênaltis
Gustavo abriu a série de pênaltis para o Brasil, marcando o primeiro gol com calma. Em seguida, Rivas, da Colômbia, teve a chance de empatar, mas Arthur fez uma grande defesa.
Tiago aumentou a vantagem do Brasil, aproveitando uma falha do goleiro colombiano. Depois, a Colômbia marcou o primeiro pênalti com Orozco. Ruan Pablo marcou o terceiro pênalti para o Brasil, mantendo a vantagem.
Em seguida, o capitão da Colômbia, Cataño, chutou na trave. Com os erros da Colômbia, o Brasil precisava de mais um gol para vencer. Dell marcou o pênalti decisivo, garantindo o título para o Brasil.
Relacionadas
- Escândalo na CBF: reportagem mostra local de câmeras escondidas
- Mauro Cezar se pronuncia sobre afastamento de jornalistas da ESPN por críticas à CBF
- CBF pede que Fortaleza seja considerado vencedor da partida contra o Colo-Colo