Danny Welbeck brilhou e garantiu a vaga do Brighton nas quartas de final da FA Cup em uma partida dramática contra o Newcastle.
O Newcastle terá que jogar sem Anthony Gordon na final da Carabao Cup após ele ser expulso por conduta violenta ao revidar uma falta de Jan Paul van Hecke.


Welbeck, que já havia marcado o gol da vitória contra o Newcastle em um jogo da Premier League em outubro, garantiu que o ponta do Toon não teria outra chance em Wembley na FA Cup.
O experiente atacante saiu do banco para garantir a vitória por 2 a 1 na prorrogação, mantendo vivo o sonho de adicionar mais um título à sua coleção, que já inclui duas medalhas de campeão conquistadas com o Arsenal.
O jogo começou bem para o Newcastle, com Alexander Isak abrindo o placar, mas Yankuba Minteh, jogando contra seu ex-clube, empatou a partida antes do golpe final de Welbeck.
Isak, que não jogou na derrota para o Liverpool no meio da semana, foi escalado para começar a partida e não demorou muito para mostrar seu valor.
Apesar de ter perdido uma grande chance logo no início do jogo, Isak se redimiu ao marcar de pênalti após falta de Minteh em Tino Livramento.
Pouco antes do intervalo, Minteh se vingou do pênalti cometido e empatou o jogo com um belo chute, desviado em Kieran Trippier, superando o goleiro Martin Dubravka.
No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado, com chances para os dois lados. Dubravka fez uma grande defesa em chute de João Pedro, e o técnico do Newcastle, Eddie Howe, promoveu três substituições para tentar mudar o panorama da partida.
O Brighton também teve suas chances, e Jack Hinshelwood bloqueou um chute forte de Isak. A partida se tornou um duelo aberto, com as duas equipes buscando o gol da vitória.
A partida ficou ainda mais tensa quando Anthony Gordon, do Newcastle, foi expulso por agredir Jan Paul Van Hecke. Gordon, frustrado por um possível pênalti não marcado, empurrou o defensor do Brighton no rosto e recebeu o cartão vermelho direto, desfalcando o Newcastle para a final da Carabao Cup.


Mesmo com um jogador a menos, o Newcastle quase marcou o gol da vitória, mas um gol de Fabian Schar foi anulado pelo VAR por impedimento.
Na prorrogação, o Brighton aproveitou a vantagem numérica e marcou o gol decisivo com Danny Welbeck. Solly March encontrou Welbeck livre, e o atacante de 34 anos finalizou com categoria, garantindo a vitória e a classificação do Brighton.
Para o Newcastle, a derrota significa a eliminação da FA Cup e a perda de Anthony Gordon para a final da Carabao Cup.


