qui. abr 17th, 2025

CBF esclarece ‘proibição’ de venda dos direitos de transmissão aos clubes da Série D

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) veio a público explicar a razão da suposta “proibição” imposta aos clubes da Série D em relação à negociação dos direitos de transmissão da competição. Clubes como Portuguesa-SP e Treze, da Paraíba, expressaram descontentamento com o veto ao acordo com o canal `GOAT`. Em resposta, a CBF detalhou o motivo da decisão.

Segundo a entidade, durante uma reunião realizada na sexta-feira anterior (11), os clubes da quarta divisão do futebol brasileiro assinaram um termo de participação no campeonato. Este termo continha uma cláusula que automaticamente cedia os direitos de transmissão para a CBF.

“Na reunião de sexta-feira passada, que foi o Conselho Técnico da Série D, foi comunicado aos clubes que, ao assinarem o termo de participação do campeonato, eles estavam cedendo o direito de transmissão para a CBF. Eles assinaram esse termo de participação. Quem assina tem que ver o que está assinando, todos foram lembrados que, ao assinarem o termo de participação, estavam cedendo os direitos”, explicou a CBF.

Ainda de acordo com a Confederação, os clubes da Série D têm permissão para transmitir as partidas em seus próprios canais de comunicação. No entanto, estão proibidos de vender esses direitos para emissoras ou plataformas terceirizadas.

Em março, a Portuguesa havia anunciado um acordo com o canal GOAT para a transmissão de seus jogos como mandante na Série D. Contudo, a CBF interveio, alegando que o acordo não poderia ser concretizado. Agora, os clubes que desejarem exibir suas partidas deverão solicitar autorização da CBF rodada a rodada.

Até o presente momento, não existe nenhum acordo firmado para a transmissão televisionada da Série D. Após a manifestação da CBF, o Treze se posicionou contra a decisão em suas redes sociais, mas a publicação foi apagada pouco tempo depois.

Confira o comunicado divulgado:

“A Confederação Brasileira de Futebol não realizou a comercialização ou o financiamento das transmissões da Série D do Campeonato Brasileiro na temporada passada. Diante dessa experiência, e da informação de que a CBF não havia negociado e nem pretende transmitir as partidas deste ano, o Treze chegou a um entendimento com o Canal GOAT para a transmissão de seus jogos na Série D 2025.”

“Entendemos que faz parte da estratégia de qualquer clube de massa criar alternativas para acompanhar a tendência mundial de democratização das transmissões digitais, garantindo visibilidade e alcance para sua marca, além de estreitar o relacionamento com sua torcida.”

“Apenas na última sexta-feira, já no final do dia, após o adiamento do início da competição, a CBF finalizou o Conselho Arbitral da Série D do Brasileirão. Foi nesse momento que a entidade comunicou aos clubes que, apesar de não ter comercializado os direitos de transmissão, os clubes também não poderiam fazê-lo, sob pena de perderem o direito à premiação e ao apoio logístico para o Campeonato. Lamentavelmente, é um preço que o Treze não tem condições de arcar.” […]

“Aos clubes que desejarem e possuírem condições, segundo a CBF, resta a alternativa de custear suas próprias transmissões. Estamos buscando viabilizar esta alternativa.”

A Portuguesa-SP fará sua estreia na competição neste sábado (19), às 16h, contra o Boavista-RJ, no estádio Elcyr Resende, em Saquarema, Rio de Janeiro. Enquanto isso, o Treze enfrentará o Santa Cruz no domingo (20), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Governador Ernani Sátyro, em Campina Grande.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post