O Ceará venceu o Santos por 3 a 0 neste domingo (5), na Arena Castelão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O técnico Juan Pablo Vojvoda, um velho conhecido do Vovô, amargou sua primeira derrota no comando do Peixe.
Com esta derrota, Vojvoda acumula agora seis partidas pelo Santos, com um histórico de uma vitória, quatro empates e uma derrota. O técnico argentino assumiu a equipe em agosto, com a difícil missão de afastar o clube da Baixada Santista da zona de rebaixamento.
Antes de sua chegada ao Santos, Vojvoda fez história no Fortaleza, onde permaneceu por mais de quatro anos. Durante esse período, o Alvinegro, grande rival do Leão, foi um adversário particularmente complicado para o treinador: em confrontos diretos, Vojvoda acumulou cinco vitórias, oito empates e 11 derrotas contra o clube.

Curiosamente, o Ceará é o time que mais vezes venceu as equipes de Juan Pablo Vojvoda em toda a sua carreira. Na sequência, três outros clubes apresentam um histórico equilibrado de confrontos contra o treinador argentino: o Atlético-MG (com duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas), o Flamengo (três vitórias, um empate e cinco derrotas) e o Cuiabá (duas vitórias, um empate e cinco derrotas).
Na partida deste domingo, o Ceará abriu o placar com Lucas Mugni. Pedro Henrique ampliou a vantagem, e Fernando Sobral, nos acréscimos do segundo tempo, selou o placar final de 3 a 0 para o Vovô.
Análise da Classificação de Ceará e Santos
Com o resultado positivo, o Vovô ascendeu à décima posição na tabela, somando 34 pontos. O clube agora está nove pontos acima da zona de rebaixamento (Z4), o que o deixa mais perto de garantir sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.
O Peixe, por sua vez, permanece na 16ª colocação do campeonato, estagnado em 28 pontos. O Vitória, que abre a zona de rebaixamento, tem 25 pontos, enquanto o Fortaleza, com 24, aparece logo atrás na classificação.
