O Bahia garantiu a melhor campanha geral na fase de grupos da Copa do Nordeste ao vencer o Náutico por 3 a 1, de virada, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, somando 16 pontos. Contudo, a liderança do Grupo B colocou o Tricolor de frente com um adversário complicado nas quartas de final: o Fortaleza.
O Leão do Pici teve um desempenho instável na primeira fase do torneio, terminando na quarta posição do Grupo A com nove pontos, a mesma pontuação de CRB e Altos, que foram eliminados por critérios de desempate.
Apesar da fase irregular vivida pelo Fortaleza, o técnico Rogério Ceni, em coletiva de imprensa, previu um confronto difícil contra a equipe cearense.
Ceni declarou:
“Pesado, sem dúvida. Por mais que seja só um jogo, jogar com Ceará, Fortaleza, Sport, que tende a crescer, é sempre difícil. Vão ser confrontos difíceis. Temos a possibilidade de antecipar esse confronto para antes do início do Brasileiro. Estamos aguardando uma confirmação. O dia da reapresentação depende da data. É muito pesado para nós. O Fortaleza, por exemplo, tem um jogo por semana. Nós não temos semanas vagas.”
Além do Fortaleza, Ceni mencionou Sport e Ceará como possíveis adversários em uma eventual semifinal para o Bahia. No entanto, as datas exatas para as quartas e semifinais da competição ainda não foram divulgadas.
Calendário Apertado com a Copa do Nordeste
Durante a mesma coletiva, Rogério Ceni também manifestou sua insatisfação com o atraso da Copa do Nordeste. A competição, que deveria ter sido concluída antes, teve seu calendário adiado em mais de dois meses. Agora, o Bahia terá que conciliar o torneio regional com o Campeonato Brasileiro, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.
O treinador pontuou:
“Temos que fazer uma escolha, porque a Copa do Nordeste é muito legal, a maior competição da região. Mas ela perde um pouco o sentido quando ela não é jogada nos primeiros quatro meses do ano. Claro que é legal ser campeão. Temos Atlético-MG dia 12 [de julho], América de Cali 15 e 22, Retrô. Todos jogos decisivos.”
O Bahia agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. A equipe se prepara para enfrentar o Bragantino na próxima quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), em Bragança Paulista, pela 12ª rodada. Este será o último compromisso do time antes da paralisação para o Mundial de Clubes.

