O Manchester City possui a segunda maior folha salarial do futebol mundial.
No entanto, as vendas de camisas são inferiores ao esperado para um dos “Big Six” da Premier League, sugerindo que, apesar dos troféus e do dinheiro, o time de Pep Guardiola ainda não conquistou totalmente os corações dos fãs.



Um recente levantamento estatístico da Uefa sobre o futebol europeu revelou que a folha salarial do City na última temporada foi de 466 milhões de libras, ficando atrás apenas do PSG, que gastou 553 milhões de libras em 2023-24.
O elenco do City custou 1,09 bilhão de libras para ser montado, um valor superado apenas pelo custo de 1,39 bilhão de libras do elenco do Chelsea, que terminou em sexto lugar na Premier League sob o comando de Mauricio Pochettino.
O time do oeste de Londres ainda não conseguiu brigar no topo da Premier League este ano.
O clube tem lutado para acompanhar a corrida pela qualificação para a Liga dos Campeões.
De acordo com o relatório European Club Finance and Investment Landscape: “O elenco do Chelsea FC no final do ano financeiro de 2024 do clube foi oficialmente o mais caro já montado, com um custo de transferência combinado de 1,39 bilhão de libras.
“Isso superou confortavelmente o valor do elenco do Real Madrid de 2020, que custou 1,12 bilhão de libras.”
O City tem sido a força dominante no futebol inglês na última década, conquistando sete dos últimos 11 títulos da Premier League, oito copas nacionais e a Liga dos Campeões nesse período.
Isso os fez ascender de receitas comerciais de apenas 23 milhões de libras em 2009 para 349 milhões na última temporada – um aumento impressionante de mais de 1500 por cento.
Mas, apesar disso, a receita do City com vendas de camisas e produtos, que a Uefa descreve como “uma representação da base de fãs global de cada clube individual”, foi apenas a 11ª maior da Europa.
O City faturou 63,8 milhões de libras com réplicas de uniformes e outras vendas de produtos com a marca do clube, pouco mais da metade dos 123 milhões de libras ganhos tanto pelo Liverpool quanto pelo Manchester United – e muito abaixo dos 164,6 milhões de libras arrecadados pelo Real Madrid.


Os Cityzens lançaram quatro uniformes nesta temporada, incluindo os tradicionais uniformes de casa, fora e de goleiro.
Mas também houve a adição do uniforme especial ‘Definitely City’, que foi usado no início da campanha.
A camisa marcou o 30º aniversário do lançamento do álbum ‘Definitely Maybe’ da banda de rock Oasis.
Inicialmente, estava à venda por 80 libras, mas, como o resto das camisas do clube, agora pode ser comprado por 48 libras.
Enquanto isso, o Chelsea viu suas vendas de produtos serem ultrapassadas pelos rivais de Londres Arsenal e Tottenham Hotspur.
Mas em termos de Premier League, é o Liverpool que reina supremo, pois fatura mais dinheiro com vendas de produtos.
Os Reds estão apenas 300.000 libras à frente do Man United.
