A Federação Inglesa de Futebol (FA) avisou o goleiro do Millwall, Liam Roberts, que ele provavelmente receberá uma suspensão mais longa do que os três jogos iniciais devido à sua falta grave em Jean-Philippe Mateta, atacante do Crystal Palace.
Em um comunicado público divulgado na manhã de quarta-feira, a FA declarou que “nas circunstâncias, a punição padrão é claramente insuficiente”.



A punição atual é uma suspensão padrão de três jogos, que fez com que Roberts perdesse a partida de ontem à noite contra o Bristol City pelo Championship.
Ele também perderá as próximas viagens para Watford e Leeds.
Roberts teve até quinta-feira, 6 de março, para responder à declaração de hoje da FA.
Mas o Millwall emitiu imediatamente uma declaração própria.
Diz: “O Millwall Football Club reconhece a declaração da FA e continuará a apoiar Liam, que foi submetido a horríveis abusos online desde a colisão de sábado.”
O choque aconteceu apenas oito minutos após o início da partida da FA Cup do Millwall em Selhurst Park, um primeiro derby do sul de Londres desde 2022.
Enquanto Mateta perseguia uma bola alta na área, o goleiro do Millwall, Roberts, saltou para afastá-la, chutando Mateta na cabeça no processo.
Mateta foi levado às pressas para o hospital para “tratamento especializado”, onde recebeu 25 pontos no ouvido esquerdo.
O árbitro Michael Oliver inicialmente não marcou falta, mas expulsou Roberts após uma rápida revisão do VAR.
A FA agora apresentou um pedido para aumentar a sanção de Roberts.
Os torcedores do Millwall se uniram em apoio ao seu goleiro, fazendo um minuto de aplausos no oitavo minuto da derrota por 2-0 para o Bristol City na terça-feira.
Isso aconteceu depois que eles cantaram “deixe-o morrer” enquanto o internacional francês Mateta recebia tratamento no sábado.
O clube também divulgou declarações em sua defesa, referindo-se a reportagens e comentários sobre a falta como “assassinato de caráter injustificado”.
O presidente do Crystal Palace, Steve Parish, apareceu na BBC One no intervalo para discutir a falta, dizendo: “Em todo o tempo que assisti futebol, nunca vi um desafio como este.
“Esse é o desafio mais imprudente em um campo de futebol que eu acho que já vi, e eu acho que [Roberts] precisa olhar longa e duramente para si mesmo.”
O técnico do Millwall, Alex Neil, repreendeu essa declaração após a partida, dizendo que Roberts simplesmente “julgou mal [o afastamento] e acertou o garoto”.
Ele acrescentou: “Eu não acho que foi intencional. Eu não acho que haja qualquer intenção, por que haveria intenção?”
Ainda não se sabe quando Mateta retornará aos jogos.
