Lionel Messi e Pep Guardiola construíram uma das parcerias de maior sucesso na história do futebol enquanto estavam no Barcelona. No entanto, o caminho dessa dupla poderia ter sido outro por meros detalhes. Ángel Torres, presidente do Getafe, revelou no podcast `Resonancia de Corazón` que esteve muito perto de contratar ambas as lendas em épocas diferentes.
De acordo com Torres, Pep Guardiola quase assumiu o comando técnico do Getafe justamente na temporada em que acabou indo para o Barcelona, em 2008:
“Eles (Barcelona) iriam contratar Laudrup (como técnico), e eu traria Guardiola. Conversei com o irmão dele e chegamos a um princípio de acordo. Guardiola teria triunfado no Getafe também, porque ele é um fenômeno”, disse Ángel Torres.
Além de Guardiola, Ángel Torres também comentou sobre a ocasião em que esteve perto de conseguir o empréstimo do jovem Lionel Messi, mas uma lesão no elenco catalão impediu a concretização da negociação.
“Cheguei ao Camp Nou em 18 de agosto com Alfredo Duro, que era o diretor esportivo. Fomos solicitar o empréstimo de Messi. Tínhamos um princípio de acordo com o Barça, mas Rijkaard, que era o técnico na época, informou que alguém havia se lesionado e que Messi não poderia sair, pois começaria a ter mais minutos em campo. Voltamos sem o Messi”, concluiu o dirigente.
As Conquistas de Messi e Guardiola Juntos
Pep Guardiola liderou o que é considerado o melhor Barcelona de todos os tempos, com Lionel Messi como a principal referência técnica do time. Logo na primeira temporada, a dupla conquistou a tríplice coroa. Na temporada seguinte, venceram novamente La Liga. Em 2010/11, a “tripleta” (três títulos importantes na mesma temporada) quase se repetiu, mas a derrota para o Real Madrid na Copa do Rei impediu o que seria um feito histórico. A parceria chegou ao fim em 2012, após uma eliminação decepcionante na Champions League contra o Chelsea e a perda do título espanhol para a equipe de José Mourinho e Cristiano Ronaldo.