Maior contratação da história do futebol brasileiro, Vitor Roque se transferiu do Barcelona para o Palmeiras. O Barcelona fez um grande esforço, já que o atacante estava emprestado ao Real Bétis e a FIFA precisou intervir para permitir seu retorno ao Brasil. Mas, além dos 25 milhões de euros (R$ 153 milhões), o que o Barça ganha com isso? A resposta é simples: a garantia de poder contar com Lamine Yamal por muitos anos.
Ao vender Vitor Roque, o Barcelona, que enfrenta uma crise financeira, consegue um respiro para equilibrar suas finanças. Além de obter um retorno financeiro com a venda, o clube também reduz sua folha salarial. Com isso, o Barcelona pode registrar novos contratos sem infringir as regras do fair play financeiro de LaLiga, uma das mais rigorosas do mundo.

Com o caminho livre para registrar novas contratações, o Barcelona pode acertar a renovação de contrato de Lamine Yamal, joia de 17 anos do clube. Atualmente, seu contrato vai até junho de 2026 e, por isso, ele desperta o interesse de grandes clubes europeus. O jornal ‘Marca’ indica que, com essa situação favorável, a intenção do Barcelona é renovar com Yamal até 2030.
Yamal e Vitor Roque jogaram juntos no Barcelona por apenas alguns meses. Apesar de ter sido contratado como uma grande promessa, o brasileiro não conseguiu se firmar na equipe catalã. Lamine, por outro lado, não só correspondeu às expectativas, como as superou, se tornando um dos principais jogadores do time. Ele já marcou 11 gols e deu 15 assistências em 35 partidas nesta temporada.
Lamine Yamal quer sair do Barcelona?
Mesmo com o interesse do Paris Saint-Germain, clube com grande poder financeiro, Lamine Yamal já deixou claro que pretende jogar muitos anos no Barcelona. A oferta do PSG chegou a ser recorde: 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão).
— Oferta do Paris? Eu, pessoalmente, não recebi nenhuma oferta. Mas mesmo que chegassem a alguém próximo a mim, não me contariam. Eu tenho contrato, não acho que seja possível eu ir para outro clube. Eu amo o Barça — disse recentemente ao ‘Mundo Deportivo’.