O conclave para a eleição do próximo Papa tem início nesta quarta-feira (7). Oito cardeais brasileiros estão entre os possíveis sucessores de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril. Francisco, o primeiro Papa sul-americano, era um torcedor fervoroso do San Lorenzo de Almagro, um dos grandes clubes da Argentina.
O conclave conta com 133 cardeais com poder de voto. Entre os que podem ser eleitos, estão oito brasileiros. O arcebispo emérito Dom Raymundo Damasceno Assis, um dos oito listados, não tem direito a voto na eleição, mas pode ser escolhido como o novo líder da Igreja Católica. (Nota: um arcebispo brasileiro teria sido um `amuleto` em títulos de grandes clubes cariocas, segundo menção no texto original).
Considerando a conhecida paixão do Papa Francisco pelo futebol, que despertou o interesse na relação dos cardeais com o esporte, surge a pergunta: se um brasileiro for eleito no Vaticano, qual seria o seu time do coração?
Ao todo, os oito cardeais brasileiros listados torcem por sete clubes diferentes. Santos e Palmeiras são mencionados duas vezes cada, enquanto Internacional, Criciúma, Athletico-PR, Vasco e Botafogo completam a lista de preferências.
Os times dos cardeais brasileiros no conclave
Dom Jaime Spengler (arcebispo de Porto Alegre): Internacional
Dom João Braz de Aviz (arcebispo emérito de Brasília): Palmeiras
Dom Leonardo Ulrich Steiner (arcebispo de Manaus): Criciúma
Dom Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo): Athletico-PR e Santos
Dom Orani João Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro): Santos
Dom Paulo Cezar Costa (arcebispo de Brasília): Vasco
Dom Raymundo Damasceno Assis (arcebispo emérito de Aparecida-SP): Botafogo
Dom Sergio da Rocha (arcebispo de Salvador): Palmeiras
A expectativa é que o conclave leve de dois a três dias para a escolha, embora já tenha havido eleitos em poucas horas. Com a maioria dos cardeais participando pela primeira vez (cerca de 80% são novatos), a previsão é de que o processo possa levar mais tempo até que a fumaça branca anuncie o novo Papa.