A Fifa anunciou nesta quarta-feira (5) as datas da Copa Intercontinental de 2025. A competição anual, que reúne os campeões continentais, será realizada entre 10 e 17 de dezembro. Essa agenda pode ser um problema para clubes brasileiros caso algum deles vença a Libertadores da América deste ano, pois o calendário do Campeonato Brasileiro também terá jogos nesse período.
Isso acontece porque a última rodada do Campeonato Brasileiro está prevista para 21 de dezembro. As rodadas 35, 36 e 37 estão marcadas para os dias 10, 13 e 17 de dezembro, exatamente as datas escolhidas pela Fifa para a disputa da Copa Intercontinental.
Desde o ano passado, o campeão da América do Sul entra em uma fase anterior à semifinal da Copa Intercontinental, para enfrentar o campeão da Concacaf no “Derby das Américas”. O vencedor dessa partida disputa a “Challenger Cup”, que equivale à semifinal do torneio. O ganhador da semifinal enfrenta o campeão europeu na final.
Conflito entre Copa Intercontinental e Brasileirão Já Era Esperado
O calendário do Brasileirão deste ano teve suas rodadas finais agendadas para a segunda quinzena de dezembro devido à pausa para o Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho nos Estados Unidos. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras participarão desta competição.
Entretanto, já era sabido que estender o Campeonato Brasileiro para além da primeira semana de dezembro poderia gerar um conflito de datas com a Copa Intercontinental, que tradicionalmente ocorre a partir de 10 de dezembro – e tem sido assim desde que o torneio era conhecido como Mundial de Clubes.
Neste ano, Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo já garantiram vaga na fase de grupos da Libertadores. Bahia e Corinthians estão na 3ª fase preliminar e também podem chegar à fase principal da competição.
