qui. maio 8th, 2025

Corinthians empata com o América de Cali e se complica na Sul-Americana

Sob a direção de Dorival Júnior, o Corinthians teve seu primeiro resultado negativo. Na noite desta terça-feira (6), o Timão ficou no empate em 1 a 1 com o América de Cali, em partida válida pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, e viu sua situação ficar mais difícil no torneio continental. Na Neo Química Arena, Memphis fez o gol do time paulista, enquanto Navarro balançou as redes para a equipe colombiana.

O placar de igualdade complica o percurso do Corinthians rumo à classificação para a fase de mata-mata da Sul-Americana. Com o empate, o Timão permanece na terceira colocação do Grupo C, eliminando a possibilidade de superar o América de Cali, que ocupa o segundo lugar, neste duelo direto.

Apenas o primeiro colocado de cada grupo garante vaga direta nas oitavas de final. O segundo lugar, por sua vez, disputa uma repescagem contra uma equipe vinda da Copa Libertadores. A classificação atual mostra o Huracán na liderança com sete pontos, seguido pelo América de Cali com seis, e o Corinthians com cinco pontos. Nas duas rodadas finais, o Timão jogará fora de casa.

Como foi a partida?

O confronto começou intenso, com ambos os goleiros sendo exigidos logo nos primeiros cinco minutos. Primeiro, Hugo Souza defendeu um chute colocado de Vergara. Pouco depois, Memphis deu um bom passe para Yuri Alberto, que invadiu a área, finalizou, e Soto desviou para escanteio.

O América de Cali conseguiu dificultar as ações e exerceu certa pressão sobre a defesa corintiana. Contudo, com o apoio de sua torcida, o Timão foi eficiente em sua segunda boa chance. Aos 19 minutos, Maycon lançou Memphis, que disparou rasteiro da entrada da área e inaugurou o marcador.

A equipe colombiana teve maior posse de bola após sofrer o gol, mas encontrava dificuldades para criar oportunidades claras. O Corinthians apostava nos passes longos, muitas vezes vindo da defesa, forçando Memphis e Yuri Alberto a disputarem bolas aéreas com os zagueiros adversários. Em uma dessas poucas oportunidades, Breno Bidon fez uma boa jogada individual, arriscou de fora da área, a bola desviou e passou perto do gol.

O melhor momento do América de Cali no primeiro tempo ocorreu nos acréscimos. Após uma cobrança de falta, o zagueiro Pestaña cabeceou dentro da pequena área e a bola explodiu na trave.

A equipe colombiana chegou ao empate na primeira chance que teve na etapa final. Carrascal cruzou e Navarro apareceu livre na área para completar e igualar o placar. O VAR revisou o lance, mas confirmou o gol, não identificando impedimento.

O gol afetou o desempenho do Corinthians. Dorival Júnior promoveu as entradas de Igor Coronado e Talles Magno na tentativa de reativar o ataque do Timão, que estava pouco efetivo no início do segundo tempo. O setor melhorou, e a equipe quase marcou novamente com Yuri Alberto em finalização de fora da área que foi defendida pelo goleiro Soto.

O Timão passou a criar mais chances com um número maior de jogadores no campo de ataque. Coronado, com um chute de fora da área, e Yuri Alberto, em cabeçada, ficaram perto de marcar o gol da vitória. A melhor chance do América de Cali na etapa final foi uma finalização de Vergara, que passou rente à trave de Hugo Souza. O Corinthians insistiu até o fim, mas a partida terminou mesmo empatada.

Corinthians teve dificuldades contra o América de Cali
Corinthians teve dificuldades contra o América de Cali (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Próximos Compromissos

As próximas jornadas do Corinthians na Copa Sul-Americana serão longe de seus domínios. Na rodada seguinte, o Timão viajará ao Uruguai para enfrentar o Racing no icônico Estádio Centenário, em Montevidéu, no dia 15 de maio. A última partida da fase de grupos será em 27 de maio, contra o Huracán, em Buenos Aires.

Antes dos duelos continentais, o Alvinegro concentra suas forças no Campeonato Brasileiro. No sábado, dia 10, o Corinthians enfrentará o Mirassol no Estádio Campos Maia, localizado no interior de São Paulo, com a bola rolando às 18h30 (horário de Brasília).

Ficha Técnica da Partida

CORINTHIANS 1 X 1 AMÉRICA DE CALI
4ª RODADA – FASE DE GRUPOS – SUL-AMERICANA
📆 Data e horário: terça-feira, 6 de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
📍 Local: Neo Química Arena, São Paulo
🥅 Gols: Memphis (19`/1ºT) (1-0); Navarro (1`/2ºT) (1-1)
🟨 Cartões amarelos: Carrillo (COR); Yuri Alberto (COR); Charles (COR); André Ramalho (COR); Pestaña (AME)
🔴 Cartão vermelho:

ESCALAÇÕES

CORINTHIANS (Técnico: Dorival Júnior)
Hugo Souza; Léo Maná (Héctor Hernández), André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Maycon, José Martínez (Charles), Carrillo (Igor Coronado) e Breno Bidon (Talles Magno); Memphis e Yuri Alberto (Romero)

AMÉRICA DE CALI (Técnico: Roger Machado)
Jorge Soto; Yerson Candelo, Daniel Bocanegra, Jean Pestaña e Esneyder Mena; Carrascal, Sebastián Navarro (Cavadia), Cristian Barrios, Juan Quintero e Duvan Vergara; Rodrigo Holgado (Luis Ramos)

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post