sex. abr 18th, 2025

Corinthians retorna ao Pacaembu após seis anos de ausência

Corinthians retorna ao Pacaembu após seis anos de ausência

Neste sábado, o Corinthians fará seu retorno ao estádio do Pacaembu após um hiato de seis anos. O time enfrentará a Portuguesa às 18h30, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Diferentemente de outros jogos entre equipes da capital paulista, esta partida contará com a presença de torcedores de ambos os clubes.

A última vez que o Timão pisou no gramado do Pacaembu foi em novembro de 2019, em um clássico contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Na época, o time era dirigido por Dyego Coelho e contava com jogadores como Michel Macedo, Gil e Danilo Avelar. O jogo terminou em empate de 1 a 1.

O Corinthians tem um histórico impressionante no Pacaembu, tendo disputado 1.699 jogos, com 968 vitórias, 399 empates e 332 derrotas. Contra a Portuguesa, o Timão jogou 259 vezes, vencendo 144 e empatando 65. O último confronto entre as equipes ocorreu em fevereiro de 2024, com vitória corintiana por 2 a 0 na Neo Química Arena.

Embora muitos considerem o duelo entre Corinthians e Portuguesa um clássico, ele não se enquadra na regra de torcida única imposta pelo Ministério Público de São Paulo em 2016. A Federação Paulista de Futebol (FPF) também não incluiu este confronto em sua premiação especial para clássicos, que abrange apenas os quatro maiores campeões estaduais, além de Ponte Preta e Guarani.

Após o jogo contra a Portuguesa, o Corinthians se prepara para sua estreia na Pré-Libertadores contra o Universidad Central, na Venezuela, na próxima quarta-feira. No Paulistão, o clube lidera a tabela com 25 pontos e enfrentará o Guarani no domingo seguinte, na última rodada da fase de grupos.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post