A recente eliminação do Coritiba nas quartas de final do Campeonato Paranaense para o Maringá representa mais um episódio na história recente da SAF no comando do clube. Em um período de menos de 10 dias, o Coxa foi precocemente eliminado tanto na Copa do Brasil quanto no campeonato estadual.
A Trecoorp, empresa gestora, ingressou no cenário esportivo sem experiência prévia no futebol. O acordo da SAF com o Coritiba foi formalizado em 9 de maio de 2023, embora o grupo já estivesse atuando desde o final de 2022, com a promessa de um investimento de R$ 1,1 bilhão.
Desde que assumiu a gestão do clube, a SAF tem acumulado eliminações em fases iniciais de competições e resultados negativos inéditos no Campeonato Brasileiro. Confira a lista de insucessos:

Desempenho do Coritiba SAF em 2025
Para a temporada atual, a diretoria do Coritiba dispensou 26 jogadores e contratou outros 13. Os principais reforços foram o lateral-direito Rafinha, revelado pelo clube e ex-São Paulo, e o técnico Mozart, que obteve acesso à Série A com o Mirassol.
Contudo, a reformulação não se traduziu em resultados positivos em campo. O Coritiba foi eliminado na fase inicial da Copa do Brasil pelo Ceilândia-DF, equipe da Série D, após um empate por 2 a 2 no tempo normal e derrota nos pênaltis.
Nove dias depois, o Coxa teve a chance de se recuperar jogando no Couto Pereira, precisando vencer o Maringá, clube da Série C, por uma diferença de dois gols. A partida terminou empatada em 1 a 1, resultando na eliminação nas quartas de final.
Desempenho do Coritiba SAF em 2024
O ano anterior apresentou um roteiro praticamente idêntico ao de 2025. No Campeonato Paranaense, o Coritiba também foi eliminado pelo Maringá, então na Série D, porém na semifinal. O time perdeu por 2 a 0 fora de casa e empatou em 0 a 0 como mandante.
Na Copa do Brasil, a eliminação na primeira fase ocorreu novamente para um clube de divisão inferior, o Águia de Marabá. Já na Série B do Campeonato Brasileiro, o Coxa não conseguiu lutar pelo acesso e finalizou na 12ª colocação, a pior posição da história do clube na competição.
Desempenho do Coritiba SAF em 2023
O cenário de insucessos parece se repetir a cada ano. No Paranaense, o Coxa foi eliminado nas quartas de final pelo FC Cascavel, da Série D, após ser derrotado por 3 a 1 fora de casa e empatar sem gols no Couto Pereira.
Na Copa do Brasil, o desempenho foi um pouco melhor, com o Coritiba superando o Humaitá e o Criciúma (este nos pênaltis), mas sendo eliminado na terceira fase ao perder para o Sport: 3 a 3 em casa e 2 a 0 fora.
O Campeonato Brasileiro reservou mais uma decepção. O time alviverde teve seu rebaixamento confirmado já na 35ª rodada e terminou na vice-lanterna, com 30 pontos, registrando a pior campanha de sua história na Série A.
Resumo dos Fracassos Esportivos do Coritiba SAF
2025: Eliminações nas quartas de final do Paranaense (Maringá) e na primeira fase da Copa do Brasil (Ceilândia-DF).
2024: Eliminações na semifinal do Paranaense (Maringá) e na primeira fase da Copa do Brasil (Águia de Marabá-PA); pior campanha da história na Série B (12ª posição, com 50 pontos).
2023: Eliminações nas quartas de final do Paranaense (FC Cascavel) e na terceira fase da Copa do Brasil (Sport); pior campanha da história na Série A (19ª posição, com 30 pontos).