O México conquistou a Copa Ouro ao vencer os Estados Unidos de virada por 2 a 1 neste domingo (6). Este é o 13º título mexicano na competição. A final foi disputada no NRG Stadium, em Houston (EUA). Os gols foram marcados por Chris Richards para os EUA, e Raúl Jiménez e Edson Álvarez para o México.
Ao marcar seu gol, Raúl Jiménez fez questão de prestar homenagem a Diogo Jota, que faleceu em um acidente de carro na última quinta-feira (3). Jiménez replicou a comemoração característica de Jota, sentando no gramado e simulando estar jogando videogame.
Como foi a partida entre Estados Unidos e México?
Primeiro Tempo
O placar foi aberto cedo, aos 4 minutos, pelo zagueiro Chris Richards dos Estados Unidos. Ele cabeceou após cobrança de falta, e a bola tocou no travessão antes de entrar. Apesar do gol sofrido, o México controlou a posse na primeira etapa, buscando espaços na defesa americana sem grande sucesso. Aos 23, Mora arriscou de fora, mas o goleiro fez a defesa.
Aos 26 minutos, o México empatou com Raúl Jiménez. Ele recebeu na área, fez um belo giro e finalizou de esquerda no ângulo, sem chances para o goleiro americano. Após o gol, o México seguiu com maior posse de bola, mas os Estados Unidos também criaram lances perigosos antes do intervalo, embora sem alterar o placar.
Segundo Tempo
Logo no início da segunda etapa, aos 5 minutos, Alvarado avançou pela direita, cortou para o meio e finalizou com força, assustando o goleiro Freese. A partir daí, a partida ficou mais cadenciada. O México manteve a posse, mas as chances claras de gol diminuíram para ambos os lados. Aos 31 minutos, Edson Álvarez marcou o gol da virada para o México. Após uma jogada ensaiada, a bola foi cruzada na área, desviada e Álvarez apareceu para completar para o gol.
Nos minutos finais, já nos acréscimos, os Estados Unidos pressionaram e quase empataram em uma jogada dentro da área, mas a defesa mexicana conseguiu afastar o perigo.

