O Botafogo tem enfrentado um número preocupante de desfalques em seus jogos mais recentes. Grande parte dessas ausências é motivada por suspensões, resultantes tanto do acúmulo de cartões amarelos quanto de expulsões diretas. É digno de nota que muitas dessas advertências não vêm de faltas durante o jogo, mas sim de reclamações consideradas excessivas ou ofensivas contra a arbitragem.
No embate contra o Fluminense, por exemplo, a equipe alvinegra precisou atuar com uma dupla de zaga reserva, já que os titulares Alexander Barboza e Kaio Pantaleão estavam suspensos. Ambos foram advertidos na partida anterior, um empate por 1 a 1 com o Grêmio, por conta de reclamações. A situação de Kaio Pantaleão foi particularmente notável, pois ele recebeu dois cartões amarelos, resultando em sua expulsão, após o término da partida.
Ainda antes do clássico carioca, no jogo disputado em Porto Alegre, o Botafogo já havia lidado com a ausência de quatro jogadores por suspensão. Chris Ramos havia sido expulso na rodada anterior, enquanto Marçal e Santi Rodríguez acumulavam o terceiro cartão amarelo. Álvaro Montoro também estaria impedido de jogar contra o Grêmio pelo terceiro cartão, mas foi liberado pelo clube para representar a Argentina no Mundial Sub-20.
No último domingo, durante o jogo no Maracanã, foi a vez de Matheus Martins, que entrou no decorrer do segundo tempo, ser punido com um cartão amarelo. Com isso, ele será desfalque para o próximo confronto contra o Bahia, agendado para quarta-feira, no Estádio Nilton Santos.
Ancelotti Reconhece Problema com a `Gestão da Frustração`
Após a derrota de 2 a 0 para o Fluminense no Maracanã, o técnico Davide Ancelotti abordou a questão dos desfalques. Embora o treinador italiano tenha ressaltado que as ausências não devem servir como justificativa para o desempenho aquém do esperado do Botafogo nos últimos jogos, ele reconheceu que o time precisa melhorar na forma como lida com os reveses, incluindo as discordâncias em relação às decisões da arbitragem.
Ancelotti afirmou: “É um time que tem muita dificuldade, somos conscientes das dificuldades que temos. E temos problemas na gestão da frustração. No último jogo (quinta-feira passada), contra o Grêmio, tivemos uma decisão de arbitragem contra, mas não podemos destinar para isso nossa frustração.”
