O Arsenal viaja ao Parc des Princes nesta quarta-feira (7) para o confronto decisivo contra o PSG. A equipe busca a segunda vaga na grande final da Champions League. Depois de perder o jogo de ida em Londres por 1 a 0 no dia 30, os Gunners agora precisam de uma virada fora de casa para alcançar a final do torneio pela primeira vez desde a temporada 2005-06.
Campanha Sólida na Fase de Grupos
A equipe comandada por Mikel Arteta chegou à fase eliminatória da Champions League ostentando uma das melhores campanhas da fase de grupos. O time somou 19 pontos em oito jogos, com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, marcando 16 gols e sofrendo apenas três.
Nas oitavas de final, os Gunners superaram o PSV sem maiores dificuldades. Venceram o jogo de ida em Eindhoven por 7 a 1 e empataram em 2 a 2 no Emirates Stadium na partida de volta.
O grande momento da campanha dos londrinos foi nas quartas de final, ao eliminar o Real Madrid com um placar agregado de 5 a 1. A vitória por 3 a 0 em Londres, com dois belíssimos gols de falta de Declan Rice e um gol de Mikel Merino, pavimentou o caminho para a classificação, que foi confirmada com outra vitória, desta vez por 2 a 1 no Santiago Bernabéu, com gols de Bukayo Saka e Gabriel Martinelli.

O Amargo Vice-Campeonato em 2005-06
A única vez que o Arsenal alcançou a final da Champions League foi na temporada 2005-06, sob a batuta de Arsène Wenger. Naquela ocasião, a equipe inglesa enfrentou o Barcelona no Stade de France, em Paris. Mesmo ficando com um jogador a menos logo no início, após a expulsão do goleiro Jens Lehmann, o Arsenal conseguiu abrir o placar. O zagueiro Sol Campbell marcou de cabeça, fazendo 1 a 0 e acendendo a esperança do título inédito.
No entanto, o time catalão conseguiu a virada na reta final da partida com gols de Samuel Eto’o e Juliano Belletti, selando a vitória por 2 a 1 e impedindo a conquista do título pelos Gunners.
