O Atlético-MG está muito perto de conquistar o hexacampeonato mineiro neste sábado (15), no segundo jogo da final contra o América, às 16h30, no Mineirão. O Galo venceu a primeira partida por 4 a 0 e pode até perder por três gols de diferença para garantir o título. Do elenco atual, apenas dois jogadores estavam no grupo que conquistou o Mineiro de 2020, mas não são eles que mais jogaram nesta campanha rumo ao hexa.
O zagueiro Igor Rabello está no Atlético-MG desde 2019, e o lateral-esquerdo Guilherme Arana chegou no ano seguinte. Curiosamente, ambos não participaram da campanha do tetra em 2023 pelo mesmo motivo: recuperação de lesões no joelho esquerdo sofridas no ano anterior. Arana inclusive perdeu a chance de jogar a Copa do Mundo de 2022 no Catar devido à contusão.
Com isso, os dois foram superados em número de jogos disputados na campanha do Atlético-MG nos últimos seis campeonatos mineiros, considerando até a primeira partida da final contra o América.
O atacante Hulk, que estreou pelo Atlético-MG em março de 2021, e o goleiro Everson, que chegou ao clube em meados de 2020, são os jogadores com mais partidas na campanha do hexacampeonato. Everson participou de 49 dos 79 jogos do Galo no Mineiro desde 2020, enquanto Hulk atuou em 47 partidas.

Guilherme Arana ocupa o terceiro lugar na lista, com 43 partidas, seguido por Igor Rabello, com 36. Nesta temporada, os dois vivem momentos diferentes. Arana é titular absoluto na lateral esquerda e jogou todos os minutos dos oito jogos da equipe principal do Atlético-MG, enquanto o zagueiro atuou em apenas uma partida, a vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, substituindo Gabriel Menino.
Saídas Impedem Hexa de Dois Estrangeiros do Atlético-MG
A situação do zagueiro paraguaio Junior Alonso e do volante equatoriano Alan Franco também chama atenção. Ambos estavam no Atlético-MG na campanha do título mineiro de 2020, mas saídas temporárias nos últimos anos os impediram de participar das seis conquistas.
Alonso foi vendido ao Krasnodar, da Rússia, e não jogou os estaduais de 2023 e 2024, antes de retornar ao Galo. Ele soma 24 jogos nos outros quatro anos. Alan Franco foi para o Charlotte, dos Estados Unidos, e para o Talleres, da Argentina, em 2022 e 2023, e participou de 25 partidas.
Já o meio-campista Rubens ainda estava na base do Atlético-MG em 2020, mas participou das últimas cinco conquistas mineiras do Galo, totalizando 29 partidas, sendo o quinto jogador do elenco atual com mais jogos.