Mikel Arteta, técnico do Arsenal, expressou incertezas sobre as recuperações de Kai Havertz e Gabriel após cirurgias, o que pode levar o clube a modificar suas estratégias de transferências.
O Arsenal ainda está lidando com a ausência do zagueiro brasileiro Gabriel, que ficará de fora da temporada após uma operação devido a uma lesão muscular sofrida na vitória por 2 a 1 contra o Fulham.



Havertz junta-se ao departamento médico, com previsão de retorno para a próxima temporada após cirurgia no tendão em fevereiro, enquanto Gabriel Jesus e Takehiro Tomiyasu também estão afastados até o final de 2025.
O técnico do Arsenal, Arteta, já havia mencionado que a janela de transferências deste verão seria “grande”, com a chegada do novo diretor esportivo Andrea Berta, visando a contratação de um camisa 9 de elite.
No entanto, Arteta agora indica que eles podem precisar ajustar seus objetivos dependendo do progresso de Gabriel e Havertz na pré-temporada e se será necessário um elenco mais robusto para evitar sobrecarregar a dupla em seus retornos.
Antes da partida do Arsenal contra o Everton no sábado, Arteta comentou sobre as dificuldades de planejar o verão com as lesões: “Isso torna tudo mais difícil.”
“Existem jogadores que começarão a temporada após intervenções cirúrgicas e isso sempre gera uma grande interrogação.”
“Não sabemos o quão capazes esses jogadores serão de suportar períodos congestionados.”
“Vamos ver se isso afeta nossos planos de transferência, mas temos que estar muito conscientes disso.”
“Há muitas incertezas em relação ao que alguns desses jogadores serão capazes de lidar, especialmente nos primeiros cinco ou seis meses da temporada.”
O Arsenal já teve quatro jogadores sofrendo lesões musculares nesta temporada.
Gabriel Martinelli ficou de fora por um mês no início deste ano, enquanto Bukayo Saka só retornou contra o Fulham no meio da semana, após uma operação em dezembro.
Havertz pode voltar aos treinos em junho, mas Gabriel enfrenta uma batalha para retornar antes do início da próxima temporada, no início de agosto.
Arteta rebateu as críticas aos métodos de treinamento e médicos do clube, sugerindo que é algo que eles “não podem controlar”.
Ele foi forçado a poupar o zagueiro Gabriel para os jogos contra Manchester United e Fulham em dezembro devido a um problema muscular, e acrescentou: “Eu estava muito tentado a escalá-lo.”
“Se eu o tivesse escalado e ele tivesse a lesão que sofreu agora e ficasse de fora por quatro meses, eu seria criticado.”
“Então, às vezes, mesmo quando o jogador está totalmente protegido, isso também acontece. Há um elemento que não podemos controlar.”

Ben White e Jurrien Timber, ambos com problemas no joelho, também são dúvidas para hoje, bem como para o jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões em casa contra o Real Madrid na terça-feira.
Timber saiu mancando contra o Fulham e a dupla defensiva fará testes de aptidão física na manhã de sábado antes do confronto com o Everton.
Enquanto isso, Saka está pressionando para começar pela primeira vez desde 21 de dezembro, depois de marcar sete minutos após entrar no banco na vitória de terça-feira.
Arteta acrescentou: “Ele precisa de tempo de jogo e ele terá tempo de jogo. É claro nos últimos dois dias que ele está exigindo mais, então isso é um bom sinal.”