Com a possível saída de Kevin De Bruyne do Manchester City ao final da temporada, um jornal americano realizou uma pesquisa para determinar o meio-campista mais influente da era Premier League (1992-2025). A votação popular elegeu 12 jogadores de destaque nesse período.
Desde que chegou ao Manchester City em 2015, De Bruyne se destacou como um dos meio-campistas mais influentes da última década na competição. O jogador belga participou de 413 partidas, marcando 106 gols e fornecendo 130 assistências. Ele também igualou o recorde de assistências em uma única temporada da Premier League e conquistou 19 troféus pelo City.
Pep Guardiola, técnico que trouxe De Bruyne para a Inglaterra, enfatizou que não há dúvidas de que ele é um dos maiores meio-campistas da história da liga. O treinador também elogiou a influência do belga no sucesso do clube na última década.
“Sempre preciso ter cuidado para respeitar os jogadores que tiveram papéis incríveis, mas não há dúvidas de que ele é um dos maiores, com certeza. Sem dúvida, foi uma influência em nosso sucesso na última década”, afirmou Guardiola.
Apesar de seu impacto recente, De Bruyne ficou em terceiro lugar na pesquisa do jornal. Nomes como Rodri, Luka Modric e Mousa Dembele também foram mencionados, mas não alcançaram 1% dos votos.
Confira a Lista dos 12 Melhores Meio-Campistas
1º lugar: Steven Gerrard – 28%
Maior ídolo da história recente do Liverpool, Gerrard foi o mais votado na enquete. Ele jogou nos Reds de 1998 até o final da temporada 2014-15. Em sua trajetória, disputou 710 jogos pelo Liverpool, marcou 186 gols, deu 155 assistências e conquistou onze títulos.
Steven Gerrard foi considerado o `melhor meio-campista completo que já existiu na Premier League` pelo jornalista Jordan Campell.

2º lugar: Roy Keane – 17%
Em segundo lugar, o público elegeu Roy Keane, com passagens por Nottingham Forest e Manchester United. Marcador implacável, Keane fez parte da era de ouro dos Red Devils sob o comando de Sir Alex Ferguson no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Peça fundamental na marcação do United, Keane foi capitão, liderou a equipe e conquistou sete títulos da Premier League, além de uma Liga dos Campeões. Seu treinador chegou a dizer que, se Keane representasse o Manchester United em uma briga, ele venceria qualquer confronto.

3º lugar: Kevin De Bruyne – 14%
A terceira posição ficou com Kevin De Bruyne. Titular absoluto do City sob o comando de Guardiola e campeão de todas as competições, o belga é considerado um dos melhores meias da década. Conhecido pela qualidade de seus passes, ele tem 187 participações em gols no campeonato inglês.
Especialista em passes que quebram as linhas defensivas, o camisa 17 acumula cinco temporadas com mais de 10 assistências pelo Manchester City. Com seis títulos da Premier League, cinco Copas da Liga, duas FA Cups e uma Champions League, o City terá que se adaptar à era pós-De Bruyne.

4º lugar: Patrick Vieira – 12%
Tático, inteligente e intenso, Patrick Vieira é o quarto mais lembrado na enquete. Ídolo do Arsenal, o francês revolucionou a posição de volante na competição. Sob Arsène Wenger, Vieira conquistou três Premier Leagues, quatro Copas da Inglaterra e três Supertaças da Inglaterra.
Sua última participação na Premier League foi pelo Manchester City na temporada 2011-12, onde encerrou sua carreira.

5º lugar: Frank Lampard – 8%
Ídolo do Chelsea, Frank Lampard é um dos meio-campistas ingleses mais inteligentes de sua geração. Conhecido pela qualidade nos passes e controle de bola, também jogou por West Ham e Manchester City. Pelos Blues, Lampard conquistou três Premier Leagues, além de 177 gols e 115 assistências na competição.
Além do sucesso doméstico, Lampard liderou o Chelsea na conquista de sua primeira Champions League em 2011-12.

6º lugar: Yaya Touré – 5%
Yaya Touré se destacou como um meio-campista único. Com características de zagueiro, excelente marcação, habilidade para construir jogadas e um chute potente, o marfinense jogou oito temporadas no Manchester City e conquistou sete títulos, incluindo três Premier Leagues.
Segundo o jornalista Jacob Whitehead, o estilo de Yaya Touré seria o mais próximo do ideal para qualquer treinador que buscasse o meio-campista perfeito.

7º lugar: Paul Scholes – 4%
Ídolo e multicampeão pelo Manchester United, Paul Scholes não poderia ficar de fora da lista. Ele começou nos Red Devils em 1992-93 e conquistou 26 títulos pelo clube.
Dominante no meio-campo, Scholes revolucionou a posição sob o comando de Sir Alex Ferguson.

8º lugar: N’golo Kanté – 4%
Empatado com Scholes, Kanté é um dos volantes mais intensos da história recente da Premier League. Chegou à competição em 2015-16 e foi campeão com o Leicester. Na temporada seguinte, foi para o Chelsea, onde conquistou seus principais títulos.
Pelos Blues, Kanté ganhou mais uma Premier League, uma Champions League, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes. Atualmente, joga no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

9º lugar: David Silva- 2%
Há um debate entre torcedores do Manchester City sobre quem é melhor: David Silva ou Kevin De Bruyne. Ambos têm qualidade inquestionável. O espanhol jogou 10 temporadas no clube e encerrou a espera de 35 anos por um título.
David Silva disputou 309 jogos de Premier League pelo City, marcou 60 gols e deu 95 assistências.

10º lugar: Claude Makelele – 2%
Com os mesmos 2% de votos de David Silva, Makelele também foi lembrado. O francês chegou ao Chelsea aos 30 anos, após passagem vitoriosa pelo Real Madrid. No Chelsea, transformou o estilo de jogo da equipe.
Conhecido pela intensidade na marcação, conquistou seis títulos pelo Chelsea.

11º lugar: Cesc Fábregas – 1%
Após a saída de Patrick Vieira do Arsenal, Cesc Fàbregas liderou a equipe. Ele se tornou o motor do time de Arsène Wenger em 2004-05. Apesar do sucesso, conquistou apenas dois títulos em sete temporadas pelos Gunners.
Antes de se aposentar, Fàbregas retornou à Inglaterra para jogar no Chelsea. Lá, conquistou duas Premier Leagues, uma Liga Europa, uma Taça da Inglaterra e uma Taça da Liga da Inglaterra.

12º lugar: Xabi Alonso – 1%
Xabi Alonso também figura na lista. O espanhol jogou 5 temporadas pelo Liverpool, dominando o meio-campo com Steven Gerrard. Pelos Reds, disputou 143 jogos de Premier League e participou de 31 gols.
Durante sua passagem pelo Liverpool, Alonso participou da conquista da Champions League contra o Milan em 2004-05.
