A estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes contra o Porto, neste domingo (15), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, foi um jogo equilibrado, com momentos de superioridade para cada equipe. Após a partida, no programa `Fechamento`, o ex-jogador Felipe Melo comentou sobre a atuação do Verdão e fez uma projeção para o confronto contra o Inter Miami.
“Sem dúvida,” afirmou Felipe Melo, “se o Palmeiras apresentar o futebol que mostrou hoje, a expectativa é que marque no mínimo cinco gols no Inter Miami.” Ele prosseguiu com sua análise:
Felipe Melo expressou surpresa negativa com alguns aspectos do jogo do Palmeiras. Ele mencionou a falta de criação de jogadas em profundidade, algo que esperava ver mais com Vitor Roque. Melo não considerou Estêvão o destaque, mas elogiou a dupla de meio-campistas, Ríos e Moreno, considerando-os os melhores em campo. Para Melo, o Palmeiras precisou de mais para vencer, além de finalizar as chances criadas, necessitando mudar os corredores de ataque mais rapidamente para escapar da pressão do Porto, que se concentrou em um lado do campo.
Como foi o jogo do Palmeiras?
O Palmeiras iniciou a partida mostrando ambição. Logo nos primeiros minutos, pressionou a saída de bola do Porto e criou duas oportunidades, a melhor delas com Estêvão, que finalizou de primeira buscando o ângulo, com a bola saindo por pouco.
A pressão inicial do Palmeiras continuou, dificultando a saída de bola do Porto. No entanto, a equipe portuguesa usou a mesma tática, recuperando a bola perto da área alviverde. Rodrigo Mora driblou Gustavo Gómez e chutou no canto, levando perigo ao gol de Weverton.
A partir da metade do primeiro tempo, o Porto passou a controlar mais a partida. Exploraram especialmente o lado defendido por Giay, que teve dificuldades tanto no apoio quanto na marcação. Samu roubou a bola de Giay, invadiu a área e finalizou para boa defesa de Weverton.
O Palmeiras buscou os contra-ataques. Em um dos melhores lances, Ríos acionou Estêvão no campo de ataque. A jovem promessa, em sua despedida do clube neste Mundial, driblou o zagueiro Martim Fernandes e finalizou, exigindo boa defesa do goleiro Cláudio Ramos.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o Palmeiras pressionou intensamente o Porto. Vitor Roque cruzou para Estêvão na pequena área, que finalizou fraco para defesa de Cláudio Ramos. No rebote, Maurício chutou e o goleiro fez outra grande defesa. A bola sobrou para Richard Ríos, que driblou o goleiro, mas Francisco Moura salvou em cima da linha. O último lance foi uma falta cobrada por Piquerez que saiu perto do gol.
O segundo tempo começou com o Palmeiras buscando forçar erros defensivos do Porto e criando uma chance com Aníbal Moreno. A resposta do Porto foi rápida, com Fábio Vieira obrigando Weverton a fazer uma grande defesa.
Para dar novo fôlego à equipe, Abel Ferreira fez substituições, colocando Paulinho, Allan e Raphael Veiga nos lugares de Estêvão, Felipe Anderson e Maurício. O Palmeiras retomou o controle do jogo e intensificou a pressão em busca do gol.
Na parte final do jogo, com o time recorrendo a cruzamentos, Abel alterou a característica do ataque, colocando Flaco López no lugar de Vitor Roque. O Palmeiras aumentou a pressão, com o centroavante argentino criando problemas na bola aérea. Murilo acertou a trave. O Verdão insistiu até o fim, mas não conseguiu marcar.
Torcida
Após lotar a Times Square, em Nova York, a torcida do Palmeiras foi novamente destaque no MetLife Stadium. Os palmeirenses ditaram o ritmo, apoiando a equipe durante toda a partida.
Próximos jogos
Os próximos compromissos do Palmeiras são no dia 19, quando joga contra o Al Ahly, e no dia 22, encerrando sua participação na primeira fase contra o Inter Miami. O Porto enfrenta o Inter Miami na próxima rodada e o Al Ahly no dia 22.
Ficha Técnica
PALMEIRAS 0 X 0 PORTO
1ª RODADA – MUNDIAL DE CLUBES – GRUPO A
Data e horário: domingo, 15/6/2025 – 19h
Local: MetLife Stadium, Nova Jersey (EUA)
Gols: –
Cartões amarelos: Felipe Anderson e Gustavo Gómez (PAL); Martim Fernandes (POR)
Cartão vermelho: –
Árbitro: Said Martínez (Honduras)
Assistentes: Christian Ramirez (Honduras) e Wálter López (Guatemala)
VAR: Omar Al Ali (Emirados Árabes)
Escalações
PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton; Giay, Gustavo Gómez e Murilo; Felipe Anderson (Paulinho), Aníbal Moreno, Richard Ríos e Piquerez; Estêvão (Allan), Maurício (Raphael Veiga) e Vitor Roque (Flaco López).
PORTO (Técnico: Martín Anselmi)
Cláudio Ramos; Martim Fernandes, Zé Pedro e Marcano; João Mário (Nehuén Pérez), Varela (Perez), Gabri Veiga e Francisco Moura; Fábio Vieira (André Franco), Rodrigo Mora (Eustáquio) e Samu Aghehowa.

