A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que as finais do Paulistão, entre Corinthians e Palmeiras, serão realizadas no domingo, 16 de março, no Allianz Parque, e no dia 27 de março, quinta-feira, após a Data Fifa. Essa decisão vai contra a orientação da CBF para que os campeonatos estaduais terminassem até o dia 26 de março.
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro está marcada para o dia 29 de março, sábado, com o jogo entre Palmeiras e Botafogo, no Allianz Parque, como partida de abertura, às 16h (horário de Brasília). Este confronto é uma iniciativa da CBF para iniciar o torneio com festividades e transmissão em TV aberta. Essa decisão impede que o Palmeiras tenha as 72 horas de descanso recomendadas entre os jogos, necessárias para a saúde dos atletas. O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro, espera contar com o bom senso dos organizadores do campeonato nacional.
“Depende do bom senso da CBF para mudar os jogos, não de aval. Os clubes podem optar por ter um espaço menor para estrear no Brasileirão, mas não é o ideal, não é o que queremos”, afirmou.

O problema de logística surge devido à Data Fifa. Palmeiras e Corinthians terão jogadores convocados para partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 e da Nations League da Uefa. Jogadores de ambos os times foram chamados por suas seleções.
O Corinthians estreia no domingo, 30 de março, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Nos bastidores, os clubes estão discutindo possibilidades para contar com os jogadores na final do Paulistão.
“Não é uma pressão sobre a CBF, é um diálogo, é o mais razoável. Os dois clubes têm seis jogadores cada um convocados para a Data Fifa, então é preciso repatriar, trazer de volta, dar descanso para que eles façam uma final da importância que é um Palmeiras contra Corinthians. Não é pressão, é a realidade, a final precisa ser no dia 27”, explicou o presidente da FPF.
Necessidade dos Clubes
Corinthians e Palmeiras disputam o título do Paulistão. O Corinthians busca um título após seis anos sem conquistas, enquanto o Palmeiras busca o inédito tetracampeonato do torneio estadual na era profissional do futebol paulista.
“A data no calendário era quarta-feira, passamos para quinta-feira e esperamos que a CBF compreenda a necessidade de dois clubes grandes, que juntos têm 12 jogadores em uma Data Fifa, poderem ter suas estrelas de volta para a decisão”, concluiu o presidente.
Até o momento, a CBF não se manifestou sobre a decisão da FPF.