O mercado esportivo mundial presenciou um número recorde de fusões e aquisições de equipes e ligas em 2024. O setor apresentou um crescimento de 44% em relação a 2023, totalizando 410 transações de investimento e compra. Os dados são de um relatório da Oaklins, empresa especializada no mercado financeiro, que aponta essa tendência de expansão.
De acordo com o estudo, as fusões e aquisições aumentaram quase 62% desde 2018. Equipes e ligas esportivas lideram os investimentos, representando 38% do total, seguidas por produtos esportivos (25%) e mídia e tecnologia esportiva (24%).
O aumento nas operações financeiras no setor esportivo foi impulsionado principalmente por fundos de private equity, empresas que não estão listadas na Bolsa de Valores. O principal objetivo desses fundos é obter lucro com os negócios. Com o mercado esportivo em alta em diversas modalidades, como futebol e futebol americano, investidores têm buscado essa alternativa para investir e lucrar no setor.

As modalidades de futebol e futebol americano foram as que mais atraíram investimentos. O relatório da Oaklins destaca duas negociações importantes em 2024. A primeira foi o investimento da Ares Management, empresa de private equity dos EUA, no Miami Dolphins, time da NFL. A segunda foi a venda do Everton, clube da Premier League da Inglaterra, para a Roundhouse Capital.
A Roundhouse Capital, que também é proprietária da Roma, pertence ao bilionário Dan Friedkin. O Grupo Friedkin adquiriu o clube inglês por US$ 505 milhões, cerca de R$ 3 bilhões, por 98,8% das ações do Everton. A transação foi aprovada pelas entidades que regulamentam o campeonato inglês.
O mercado de fusões, aquisições e investimentos também se estende às grandes ligas esportivas mundiais, como a Premier League. Além disso, esportes de nicho, como padel e pickleball, também se beneficiaram desse aumento nos investimentos.
O relatório da Oaklins lista as principais operações financeiras envolvendo clubes, franquias, ligas ou empresas do mercado esportivo em 2024.