Gary Lineker afirmou que sentiu que a BBC desejava a sua saída do programa esportivo Match Of The Day (MOTD) com o objetivo de “mudar o programa”.
Lineker, de 64 anos, deixou a apresentação principal do MOTD em maio do ano passado (2023) e sairá completamente da BBC em 2026, após a final da Copa da Inglaterra e a Copa do Mundo.
Em entrevista a Amol Rajan, da BBC, o comentarista foi questionado sobre os motivos de sua decisão de sair.
“Bem, talvez eles quisessem que eu saísse. Houve essa sensação”, disse Lineker.
“Eu sempre quis mais um contrato, e estava `ponderando` se faria mais três anos.
No fim, acho que houve a sensação de que, por ser um novo período de direitos de transmissão, era uma oportunidade para mudar o programa.
Acho que a preferência deles era que eu não fizesse o Match of the Day por mais um ano, para que pudessem trazer novas pessoas.”
No entanto, Lineker comentou que a nova configuração “me convém perfeitamente”.
Havia especulações anteriores sobre o futuro da lenda da Inglaterra, e muitos se perguntavam se ele assinaria com outro canal, em meio a intensos rumores envolvendo a Sky Sports.
Porém, o ex-atacante insistiu que não será visto regularmente em nenhum canal rival e, em vez disso, se dedicará a podcasts.
Lineker disse à FourFourTwo: “Não acho que vocês me verão fazendo muito futebol, além do podcast.
Farei uma coisa ou outra, mas não acho que me verão aparecendo regularmente em outro canal.”
Lineker admitiu que houve conversas com a Sky, mas que ele era leal demais à BBC.
A estrela, ex-jogador do Barcelona, focará em seus renomados Goalhanger Podcasts, que incluem programas como The Rest Is Football, que ele apresenta ao lado de seus colegas do MOTD, Alan Shearer e Micah Richards, além de The Rest Is Politics e The Rest Is History.
Surpreendentemente, todos os 13 podcasts coletivamente alcançam mais de 40 milhões de downloads por mês.
E, segundo a Podwatch, que obtém seus dados do iTunes e Spotify, os Goalhanger Podcasts ocupam as quatro primeiras posições no Reino Unido.
Lineker acrescentou: “Tivemos conversas com a Sky em vários momentos, mas sempre quis ficar com a BBC.
Eu poderia ter ganhado muito mais, embora saiba que fui bem pago de qualquer forma, obviamente.
Tive ofertas para ir para outro lugar, mas simplesmente adorava estar na BBC, e também como isso ajuda em tudo mais que faço.
Não é apenas o prestígio, a audiência é muito maior. Mais pessoas ainda assistem ao Match of the Day do que, provavelmente, ao maior jogo ao vivo de domingo.
Além disso, sou bastante leal. Tenho o mesmo cabeleireiro há 40 anos, o mesmo treinador na academia há 30 anos, o mesmo agente desde os 18…”
Foi anunciado em janeiro que ele seria substituído por uma equipe de três apresentadores: Kelly Cates, Mark Chapman e Gabby Logan.
Questionado sobre por que precisavam de um trio, Lineker disse anteriormente à FourFourTwo: “Provavelmente se deve ao fato de ser um compromisso massivo.
Esses três todos têm famílias, e se você está dizendo que alguém vai fazer isso pelos próximos dez ou 20 anos, então seus fins de semana se vão.
Pode ser isso, não sei. Não me envolvi em nada disso.
Encaro isso como um elogio que tenham nomeado três, mas suspeito que não seja por minha causa.
Ainda não os vi para falar com eles, mas farei. Eles se sairão bem e farão um ótimo trabalho. Conheço todos eles há anos, são apresentadores de primeira linha.”
Lineker também falou sobre sua suspensão da BBC em março de 2023, após comentários que postou no X (antigo Twitter).
Ele usou as redes sociais para criticar o então Projeto de Lei de Migração Ilegal, que proibia migrantes que chegam em pequenos barcos de se estabelecerem na Grã-Bretanha.
Seus ex-colegas de Match Of The Day, Ian Wright e Alan Shearer, também se afastaram do programa em sinal de solidariedade a Lineker.
Ele disse a Rajan: “Não me arrependo de tê-los dito publicamente, porque eu estava certo – o que eu disse, era preciso – então, nesse sentido, não há arrependimento algum.”
Mas Lineker disse que “em retrospectiva” não faria isso novamente – apesar de ter chamado a repercussão de “absurdo” e “uma reação exagerada ridícula”.
Ele disse: “Eu não faria isso de novo por causa de toda a `confusão` que se seguiu, e eu amo a BBC, e não gostei do dano que isso causou à BBC… Mas me arrependo e acho que foi a coisa errada a fazer? Não.”
A BBC atualizou suas diretrizes de mídias sociais em 2023 após uma revisão desencadeada pela controvérsia do tweet de Lineker.
Um porta-voz disse na época que apresentadores de programas principais, como o Match Of The Day, “têm uma responsabilidade particular de respeitar a imparcialidade da BBC, devido ao seu perfil na BBC”.