Pep Guardiola, renomado técnico do Manchester City, indicou que fará uma “pausa” na carreira após o término de seu contrato com o clube, levantando rumores sobre uma possível aposentadoria no futuro próximo.
Aos 54 anos, Guardiola está no comando do City desde 2016 e assinou uma extensão de contrato em novembro passado, mantendo-o no Etihad Stadium até 2027.

Considerado amplamente um dos maiores técnicos de todos os tempos, o espanhol pode decidir dar um tempo na profissão quando seu vínculo atual chegar ao fim.
Guardiola admitiu à ESPN Brasil que precisará de um descanso da área técnica após deixar o City, tendo iniciado sua carreira como treinador há cerca de 18 anos.
“Eu quero que as pessoas me lembrem como quiserem”, disse ele. “Depois do meu contrato com o City, eu vou parar. Tenho certeza. Não sei se vou me aposentar, mas vou tirar uma folga. Como quero ser lembrado, eu não sei.”
“Todos os treinadores querem vencer para ter um trabalho memorável, mas acredito que os torcedores de Barcelona, Bayern de Munique e City se divertiram assistindo meus times jogarem. Não acho que devemos viver pensando se seremos lembrados.”
“Quando morremos, nossas famílias choram por dois ou três dias e depois pronto, você é esquecido. Nas carreiras de treinadores, há bons e ruins, o importante é que os bons sejam lembrados por mais tempo.”
“Digo que o mais importante não é o que as pessoas pensam de você. Afinal, nossas vidas como jogadores de futebol foram muito boas. Há novos desafios como treinador. Não sei o que acontecerá no futuro e, no final, isso não importa.”
No entanto, questionado sobre seus comentários pela Sky Sports, o técnico do City não descartou estender sua permanência em Manchester mesmo além de 2027, afirmando: “Quando terminar meu tempo aqui, um ano, dois anos, três anos, cinco anos, seis anos.”

Guardiola conquistou 18 troféus à frente do Manchester City e acumula um total de 40 títulos importantes em suas passagens por City, Bayern de Munique e Barcelona.
Entre suas conquistas estão seis títulos da Premier League, três da La Liga, três da Bundesliga, 10 copas domésticas e três Liga dos Campeões.
Além dos sucessos coletivos, foi eleito o Melhor Treinador do Mundo pela FIFA em três ocasiões.

Guardiola também fez história em diversas ocasiões, como ao levar o City a quatro títulos consecutivos da Premier League e ser o primeiro técnico a ver seu time ultrapassar 100 pontos em uma única temporada da Premier League.
A temporada atual do City foi um tanto atípica, com o time se distanciando da briga pelo título no início e se encontrando em uma batalha por vagas em competições europeias. No entanto, eles ainda conseguiram garantir uma vaga na final da FA Cup contra o Crystal Palace – uma chance para Guardiola conquistar sua terceira FA Cup.
Discutindo a campanha abaixo das expectativas, que viu o City ter uma sequência de apenas uma vitória em 13 jogos neste inverno, Guardiola disse: “Foi um ano de grande aprendizado.”
“Não há apenas um motivo para este ano ter sido difícil, há muitos detalhes, como decisões erradas que tomei. Então, foi um ano de grande aprendizado para mim, pessoalmente.”
“As pessoas pensam que aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias. Mas também acho que aprendo com as vitórias.”
“Sabia que haveria um momento em que cairíamos, mas caímos muito. Não esperávamos ficar tão distantes, mas não podemos vencer sempre.”
“O que fizemos durante 10, nove anos foi excepcional, mas agora temos que sentar e aprender a tentar entender o que precisamos produzir no futuro.”
Títulos de Guardiola como Técnico
Confira os troféus conquistados por Pep Guardiola em sua carreira como técnico:
Barcelona – 2008-2012
- 3 x La Liga
- 2 x Copa do Rei
- 3 x Supercopa da Espanha
- 2 x Supercopa da UEFA
- 2 x Liga dos Campeões da UEFA
- 2 x Melhor Treinador do Mundo FIFA
- 2 x Mundial de Clubes da FIFA
Bayern de Munique – 2013-2016
- 3 x Bundesliga
- 2 x Copa da Alemanha
- 1 x Supercopa da UEFA
- 1 x Mundial de Clubes da FIFA
Manchester City – 2016-atualmente
- 6 x Premier League
- 1 x Liga dos Campeões da UEFA
- 4 x Copa da Liga Inglesa
- 2 x Copa da Inglaterra (FA Cup)
- 3 x Supercopa da Inglaterra (Community Shield)
- 1 x Supercopa da UEFA
- 1 x Mundial de Clubes da FIFA
- 1 x Melhor Treinador do Mundo FIFA