Com a confirmação da saída de Xabi Alonso do Bayer Leverkusen e a incerteza sobre o futuro de Carlo Ancelotti no comando do Real Madrid, o nome do ex-jogador espanhol ganhou força como principal candidato a assumir a posição de treinador do clube merengue. Diante dessa possibilidade, o técnico Pep Guardiola comentou o trabalho de Alonso na Alemanha, tecendo diversos elogios.
Durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira (9), que antecede o confronto entre Southampton e Manchester City, Guardiola descreveu o desempenho de Xabi Alonso no Bayer Leverkusen como “inacreditável”. O treinador espanhol marcou época em Leverkusen na temporada 2023/24 ao quebrar a sequência de títulos do Bayern de Munique e garantir a primeira conquista da Bundesliga na história do clube, além da possibilidade de conquistar também a Copa da Alemanha.
Guardiola destacou ainda a notável invencibilidade mantida por Alonso e sua equipe ao longo da temporada 2023/24. O Bayer Leverkusen sofreu apenas uma derrota oficial, na final da Liga Europa. A campanha na Bundesliga foi coroada com impressionantes 90 pontos em 34 jogos, com atuações de destaque de jogadores como Wirtz, Grimaldo, Xhaka e Frimpong.
“O impacto dele no Leverkusen tem sido inacreditável. Acredito que todos os treinadores que tiveram a oportunidade e o prazer de tê-lo como jogador sempre perceberam que ele seria treinador. Ir para a Alemanha e lutar cara a cara com o Bayern de Munique é sempre muito difícil”, analisou Guardiola.
“Na temporada passada, ele estava invencível, com exceção apenas do último jogo contra a Atalanta na Liga Europa. A forma como ele joga e aprimora os jogadores… Acho que todos no Leverkusen devem se sentir orgulhosos por essa parceria que tiveram por dois ou três anos”, continuou.
Embora Xabi Alonso não tenha revelado detalhes sobre seu próximo passo, o Real Madrid é apontado como seu destino mais provável. De acordo com informações do jornal `Marca` e do jornalista Fabrizio Romano, o treinador estaria a caminho da capital espanhola com um contrato de três anos. A expectativa é que ele chegue ao clube antes do Mundial de Clubes, o que permitiria a Carlo Ancelotti, atual técnico, finalizar seu acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Veja a fala de Xabi Alonso sobre sua saída
“Tenho uma enorme gratidão ao Bayer 04 Leverkusen, aos meus jogadores e comissão técnica, a todos os funcionários do clube e, por último, mas não menos importante, à fantástica torcida. Nosso sucesso foi resultado de um extraordinário esforço coletivo. Este clube, que depositou uma confiança extraordinária em mim, realmente mereceu vencer o campeonato alemão pela primeira vez. Meus agradecimentos e carinho a todos que ajudaram a tornar este triunfo uma realidade, incluindo a conquista da Copa em Berlim. O Bayer 04 está pronto para o futuro. O caminho positivo continuará, e eu vou seguir acompanhando.”