O Hamburgo está de volta à Bundesliga após sete temporadas na segunda divisão. O clube, que detém o recorde de permanência contínua na elite do futebol alemão (54 anos), garantiu seu retorno com uma vitória avassaladora por 6 a 1 sobre o SSV Ulm 1846 no Volksparkstadion. Este resultado assegurou ao Hamburgo uma das duas primeiras posições da 2. Bundesliga, sob o comando do jovem técnico Merlin Polzin.
O jogo começou com um susto para a torcida da casa, quando Tom Gaal abriu o placar para os visitantes logo aos sete minutos. No entanto, Ludovit Reis empatou rapidamente. A virada veio aos 42 minutos, com o promissor Ransford-Yeboah Königsdörffer. No segundo tempo, Selke e um gol contra de Strompf ampliaram a vantagem. Königsdörffer marcou novamente, fazendo o quinto gol, e Elfadli, após uma bela jogada de equipe, completou a goleada. O placar de 6 a 1 confirmou definitivamente o acesso do clube, que já foi campeão europeu em 1983.
Nos minutos finais, parte da torcida já acendia sinalizadores para celebrar. Após o apito final, muitos torcedores invadiram o gramado do Volksparkstadion para festejar o acesso de diversas maneiras. Alguns chegaram a cortar pedaços das redes do gol como recordação. Foi uma linda festa para uma torcida que esperou por esse momento por muitos anos.
O Hamburgo era conhecido por ter um relógio em seu estádio que marcava o tempo exato de permanência contínua do clube na primeira divisão. Essa contagem chegou a 54 anos, 260 dias, 22 horas, 28 minutos e 21 segundos antes do rebaixamento na temporada 2017-18. A queda paralisou o relógio, que simbolizava a longa história do clube na elite e foi posteriormente removido.
Desde o doloroso rebaixamento, os torcedores do Hamburgo enfrentaram várias decepções. Em cinco das seis temporadas que se seguiram, o time passou pelo menos 12 rodadas na zona de acesso direto, mas sempre perdia rendimento nas rodadas finais. Em duas dessas temporadas, a equipe chegou aos play-offs contra o 16º colocado da primeira divisão: em 2021/22, foi eliminado pelo Hertha Berlin apesar de vencer o jogo de ida fora de casa; no ano seguinte, perdeu as duas partidas para o Stuttgart.
Hamburgo na elite! As situações de descenso e promoção na Bundesliga
Com o acesso garantido, o Hamburgo lidera a segunda divisão com 59 pontos em 33 jogos. A segunda vaga direta de acesso está com o Colônia, que tem 58 pontos. Na briga pela vaga no play-off de promoção (3º lugar), estão Elversberg (55 pontos), Paderborn (55 pontos) e Fortuna Dusseldorf (53 pontos).
Enquanto isso, na primeira divisão (Bundesliga), o Holstein Kiel e o Bochum já estão com o rebaixamento garantido. A incerteza reside sobre qual equipe disputará o play-off contra o terceiro colocado da 2. Bundesliga. O atual 16º colocado, na posição do play-off, é o Heidenheim, com 29 pontos. O St. Pauli, que tem 31 pontos e ainda joga a 33ª rodada, precisa apenas de uma vitória contra o Eintracht Frankfurt para escapar da repescagem. Com 32 pontos, o Hoffenheim também corre risco matemático de queda, mas um simples empate contra o já campeão Bayern na última rodada seria suficiente para garantir sua permanência direta.
Jogadores do Hamburgo comemoram um gol contra o SSV Ulm, em partida da 2. Bundesliga. (Foto: Ronny Hartmann/AFP)