Alvo em certo momento da Seleção Brasileira, o técnico Jorge Jesus foi dispensado do Al-Hilal, da Arábia Saudita, nesta sexta-feira (2). A decisão veio após a eliminação para o Al-Ahli, na semifinal da Champions da Ásia. Imediatamente após o anúncio da saída, começaram a circular nomes para ocupar o posto do treinador português. O mais comentado entre eles é Xavi Hernández, grande ídolo do Barcelona.
Segundo informações do jornalista Florian Plettenberg, o técnico espanhol está entre os candidatos para assumir o comando da equipe saudita. Xavi está livre no mercado desde que deixou o Barça no final da temporada passada; logo após sua saída, o clube catalão contratou Hansi Flick. O nome do ex-meio-campista ganhou força devido ao seu sucesso como técnico na Espanha e também por já ter experiência no Oriente Médio, onde treinou o Al Sadd, do Catar.
No comando técnico do Barcelona, Xavi consolidou ainda mais seu status de ídolo. Além de ter vencido o Campeonato Espanhol como jogador, ele repetiu a conquista como treinador na temporada 2022/23. Naquela ocasião, a equipe voltou a ser campeã de La Liga após um jejum de quatro anos.
A saída de Jorge Jesus do Al-Hilal
Após uma temporada 2023/24 considerada mágica, Jorge Jesus não conseguiu manter o mesmo nível de resultados em seu segundo ano consecutivo no Al-Hilal. Embora o técnico português tenha conquistado a Supercopa Saudita, o Al-Hilal foi eliminado nas quartas de final da Copa do Rei Saudita e atualmente ocupa a vice-liderança da Saudi Pro League.
A diretoria do Al-Hilal oficializou a demissão do técnico português nesta sexta-feira (2), através de um comunicado nas redes sociais. Com o fim do vínculo, Jorge Jesus fica com o caminho livre para assinar contrato com a CBF, especialmente após a saída de Dorival Júnior e a falta de acordo com Carlo Ancelotti, que optou por permanecer no Real Madrid.
No âmbito continental, a derrota na semifinal da Champions da Ásia contra um rival local pesou na decisão da diretoria saudita. O Al-Hilal foi superado por 3 a 1, em um jogo que teve até gol de Roberto Firmino, e deu adeus à competição. No lugar do `Mister`, Mohammad Al-Shalhoub assumirá a equipe de forma interina até o final da temporada.
Legado histórico de Jorge Jesus
Apesar da demissão, Jorge Jesus deixou sua marca na história do Al-Hilal e entrou para o Guinness Book, o famoso livro dos recordes. Isso porque a equipe comandada pelo português alcançou a impressionante marca de 34 vitórias consecutivas, a maior série de triunfos na história do futebol mundial. Esse feito ocorreu na temporada 2023-24, quando o time foi campeão da Saudi Pro League e da Copa do Rei Saudita.


