qua. out 8th, 2025

‘Ignorado’ por Ancelotti na Seleção, brasileiro marca gol na Europa

Neste sábado (4), Borussia Dortmund e RB Leipzig empataram em 1 a 1 pela sexta rodada da Bundesliga, em partida disputada no Signal Iduna Park, na Alemanha. Um dos destaques do confronto foi o brasileiro Yan Couto, que garantiu o gol de empate para os mandantes após a equipe aurinegra sair em desvantagem no placar. Titular na Alemanha e um dos principais nomes de sua equipe nesta temporada, Couto era considerado por Carlo Ancelotti para a lateral direita da Seleção Brasileira nos compromissos de outubro, mas acabou sendo preterido por outras opções.

Yan Couto teve uma nova oportunidade de ser convocado por Ancelotti quando Vanderson foi cortado da lista devido a uma lesão sofrida em partida entre Monaco e Manchester City. Aos 22 minutos do primeiro tempo, o defensor precisou ser retirado de campo, visivelmente abalado. Contudo, para substituir Vanderson, o técnico italiano optou por chamar Vitinho, do Botafogo, para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão. A posição de lateral-direito, inclusive, é frequentemente apontada como uma das mais desafiadoras na atual geração de jogadores da Seleção.

Como foram os gols?

O RB Leipzig abriu o placar aos 7 minutos, em uma jogada de bola parada. Após uma cobrança curta e troca de passes que se estendeu da esquerda para a direita, um lançamento longo encontrou a cabeça de Assan Ouédraogo. Ele escorou para o centro da área, onde Christoph Baumgartner finalizou com força no canto direito do goleiro Gregor Kobel, fazendo 1 a 0 para o Leipzig.

O gol de empate do Borussia Dortmund começou pelo lado esquerdo, com um cruzamento de Ramy Bensebaini para a área. A bola chegou a Daniel Svensson, que avançou em velocidade e, com um toque sutil, serviu Serhou Guirassy. Desta vez, Guirassy atuou como garçom e encontrou Yan Couto em ótima posição na marca do pênalti. O lateral-direito finalizou de canhota, aos 23 minutos, no canto esquerdo de Péter Gulácsi, igualando o placar em 1 a 1, que se manteve até o fim do jogo.

`Yan
Yan Couto, do Borussia Dortmund (à direita), comemora após marcar contra o RB Leipzig pela Bundesliga (Foto: Sascha Schuermann/AFP)

Após uma primeira temporada marcada por fases de adaptação ao futebol alemão, Yan Couto tem se consolidado como uma peça fundamental no esquema do técnico Niko Kovač neste início de temporada europeia. O camisa 2 tem se destacado, especialmente, por sua capacidade de surpreender no setor ofensivo do Borussia.

By Henrique Oliveira Santos

Henrique Oliveira Santos é um jornalista jovem e ambicioso de São Paulo, especializado em análise do mercado de transferências e análise tática de partidas. Seu olhar aguçado para o jogo e capacidade de prever futuras estrelas o tornaram popular entre os fãs de futebol.

Related Post