Após 36 anos, Bahia e Internacional se reencontraram na Libertadores e, assim como em 26 de abril de 1989, o resultado foi um empate, desta vez por 1 a 1. Em uma partida movimentada nesta quinta-feira (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Tricolor Baiano saiu na frente com Jean Lucas, mas o Colorado buscou o empate com um gol de Enner Valencia nos minutos finais.

Como foi a partida entre Bahia e Inter?
Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, o Bahia criou a primeira grande oportunidade da partida, aproveitando a velocidade de Erick Pulga. O atacante superou a marcação pela direita e chutou cruzado com perigo, à direita de Anthoni. Um minuto depois, Lucho Rodríguez explorou o mesmo espaço defensivo e finalizou para uma boa defesa do goleiro colorado. O Internacional respondeu aos 12 minutos, após erro na saída de bola de Ronaldo, que se recuperou com uma grande defesa na finalização de Vitinho.
O Colorado começou a se encontrar em campo e logo depois assustou novamente em um chute de Wesley, pela esquerda. No entanto, a equipe comandada por Roger Machado não conseguiu manter a pressão e não aproveitou os contra-ataques para criar mais chances de perigo. O Bahia, por sua vez, manteve o ritmo ofensivo, ameaçando o time gaúcho com finalizações de Caio Alexandre e Lucho Rodríguez.

O segundo tempo começou mais dinâmico, principalmente porque o Inter adiantou suas linhas. Apesar disso, as chances de gol foram raras. O Colorado tentou pressionar com investidas de Wesley pela esquerda, mas quem levou perigo foi Erick Pulga, que chamou a responsabilidade e criou duas boas chances para o Bahia. Foi justamente de Pulga que surgiu o gol do Bahia. Aos 27 minutos, o atacante fez boa jogada pela esquerda e tocou para Juba. O lateral encontrou Jean Lucas livre na área, que apenas empurrou a bola para o fundo da rede.
O Bahia não recuou e até parecia que poderia ampliar a vantagem, mas foi o Inter que reagiu. Em um chute cruzado de Aguirre, Ronaldo espalmou para o lado e Enner Valencia, bem posicionado, aproveitou o rebote para empatar a partida aos 38 minutos. O time da casa tentou responder, mas sem sucesso. No final, Bahia e Internacional empataram em 1 a 1 na estreia da Libertadores.
Próximos jogos?
O próximo desafio do Bahia na temporada será contra o Santos, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será neste domingo, às 20h30 (horário de Brasília). Já o Inter receberá o Cruzeiro no Beira-Rio, também no domingo, às 18h30.
Ficha técnica
Bahia 1 x 1 Internacional
1ª Rodada – Libertadores
Data e horário: 03/04/2025, às 19h (horário de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Gols: Jean Lucas, 27’/2ºT (Bahia); Enner Valencia, 38’/2ºT (Internacional)
Cartões amarelos: Jean Lucas (Bahia); Bruno Henrique, Aguirre, Fernando (Internacional)
Cartões vermelhos: –
Público pagante: 43.028
Renda: R$ 1.555.174,00
Escalações
Bahia (Técnico: Rogério Ceni)
Ronaldo; Santi Arias (Gilberto), Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Nestor), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Ademir) e Cauly (Erick); Erick Pulga (William José) e Lucho Rodríguez.
Internacional (Técnico: Roger Machado)
Anthoni; Aguirre, Juninho (Rogel), Vitão e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo) e Wesley (Thiago Maia); Vitinho (Carbonero), Alan Patrick e Borré (Enner Valencia).
Arbitragem
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Juan Serrano (CHI) e Alejandro Molina (CHI)
Quarto árbitro: Jose Cabero (CHI)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)