Investidores do Catar planejam comprar o Tottenham e manter Daniel Levy
De acordo com relatos recentes, um grupo de investidores do Catar está interessado em adquirir o controle do Tottenham Hotspur. No entanto, esses potenciais novos proprietários podem manter o atual presidente Daniel Levy em um cargo controverso.
Os investidores qataris aparentemente desejam obter o controle total do clube londrino. Porém, eles estariam dispostos a oferecer a Levy um contrato de longo prazo para continuar gerenciando o Spurs como presidente executivo.
Levy, de 63 anos, tem enfrentado críticas dos torcedores após uma temporada decepcionante que deixou o Tottenham na 14ª posição da Premier League. Ele está no comando do clube desde 2001, quando o atual grupo controlador ENIC adquiriu inicialmente 29,9% das ações.
Com a construção do novo estádio de £1 bilhão, a receita anual do Spurs aumentou para mais de £500 milhões, tornando-o um dos clubes mais ricos do mundo. É essa expertise que os novos investidores buscam manter.
Isso significa que o papel de Levy permaneceria essencialmente inalterado, mesmo se a ENIC, que agora detém 86,91% do clube, se tornasse acionista minoritária.
A proposta de aquisição tem vários modelos possíveis, incluindo uma compra em fases. O Tottenham está avaliado em cerca de £3,75 bilhões.
A identidade dos investidores qataris não está clara, mas o grupo seria formado por investidores privados, e não pelo Qatar Sports Investment (QSI) apoiado pelo governo ou pelo xeque Jassim, que tentou comprar o Manchester United.