O Vitória, em uma nova tentativa de revitalizar seu elenco e lutar pela permanência na elite do futebol brasileiro, anunciou a contratação de seu quarto técnico na temporada: Jair Ventura. Conhecido por sua experiência no Brasileirão, Ventura traz consigo um currículo de sucesso, com três campanhas de recuperação que garantiram a manutenção de equipes na Série A.
O clube baiano será o décimo na carreira de Jair Ventura. Em três passagens anteriores, ele deixou uma marca positiva ao assumir times na zona de rebaixamento e conseguir mantê-los na primeira divisão: Sport, Juventude e Goiás.
Retrospecto de Jair Ventura em campanhas de recuperação na Série A:
- Sport (2020): Assumiu na 19ª colocação e finalizou em 15º lugar.
- Juventude (2021): Pegou o time na 17ª posição, levando-o para a 16ª.
- Goiás (2022): Iniciou o trabalho com o clube em 18º e o conduziu ao 13º.

Jair Ventura Busca Repetir o Sucesso no Vitória
A nova missão do treinador é replicar esses feitos para tirar o Rubro-Negro baiano da delicada situação atual no Campeonato Brasileiro. Atualmente na 17ª posição, com 22 pontos, o Vitória enfrenta um desafio extra, tendo um jogo a mais que seus concorrentes diretos. O risco de rebaixamento, após a derrota para o Fluminense no último sábado, em pleno Barradão, aumentou para 66%, conforme dados da UFMG.
Entre suas campanhas de recuperação, a única iniciada no segundo turno foi com o Juventude, em 2021, quando ele assumiu a equipe na 28ª rodada. A expectativa é que Jair Ventura já esteja à frente do Vitória no próximo confronto contra o Grêmio, marcado para as 11h deste domingo (horário de Brasília), em Porto Alegre, pela 25ª rodada.
Antes de aceitar o convite do Vitória, Jair Ventura estava no comando do Avaí, na Série B. Ele deixou o clube na 11ª posição, com 37 pontos, a nove pontos do G-4. Durante sua passagem pelo Avaí, o técnico liderou o time em 27 jogos, registrando nove vitórias, 10 empates e oito derrotas.