Kevin De Bruyne anunciou que está deixando o Manchester City ao final da temporada.
O futuro do jogador internacional belga no Etihad tem sido tema de intensa especulação por vários meses.



Seu contrato de £375.000 por semana com os campeões da Premier League expira ao final da temporada.
E em uma declaração emocionante nas redes sociais, a lenda do clube confirmou que seu caso de amor de dez anos e repleto de troféus com os Sky Blues terminará no verão.
O jogador de 33 anos disse: “Caro Manchester. Vendo isso, vocês provavelmente perceberão para onde isso está indo.
“Então, serei direto e avisarei que estes serão meus últimos meses como jogador do Manchester City.
“Nada sobre isso é fácil de escrever, mas como jogadores de futebol, todos sabemos que esse dia eventualmente chega.
“Esse dia chegou – e vocês merecem ouvir isso de mim primeiro. O futebol me levou a todos vocês – e a esta cidade.
“Perseguindo meu sonho, sem saber que este período mudaria minha vida. Esta cidade, este clube, estas pessoas… me deram TUDO.
“Eu não tive escolha a não ser dar TUDO em troca! E adivinhem – nós ganhamos TUDO.”




“Quer gostemos ou não, é hora de dizer adeus. Suri, Rome, Mason, Michele e eu somos extremamente gratos pelo que este lugar significou para nossa família.
“Manchester será para sempre o lar nos passaportes de nossos filhos – e mais importante, em cada um de nossos corações. Este sempre será nosso LAR.”
“Não podemos agradecer o suficiente à cidade, à equipe do clube, aos companheiros de equipe, amigos e familiares por esta jornada de dez anos.
“Toda história chega ao fim, mas este foi definitivamente o melhor capítulo.
“Vamos aproveitar estes últimos momentos juntos! Muito amor, KDB.”
De Bruyne – que é considerado por muitos como o maior meio-campista da Premier League de todos os tempos – tem sido ligado a uma transferência para vários clubes.
Uma mudança para a MLS com o San Diego FC foi cogitada, embora o clube americano tenha recentemente se distanciado da transferência proposta.
KDB atraiu o interesse de vários clubes da Liga Profissional Saudita – incluindo o time da segunda divisão Neom SC – ao longo do último ano.
O meio-campista abriu as portas para uma mudança para o Reino no verão passado, dizendo: “Na minha idade, você tem que estar aberto a tudo.
“Você está falando de quantias incríveis de dinheiro no que pode ser o fim da minha carreira. Às vezes você tem que pensar sobre isso.


“Se eu jogar lá por dois anos, serei capaz de ganhar uma quantia incrível de dinheiro.
“Antes disso, eu tive que jogar futebol por 15 anos. Eu posso nem mesmo atingir esse valor ainda.
“Então você tem que pensar sobre o que isso poderia significar a seguir. Mas no momento eu ainda não tive que pensar sobre isso.”
Crítica de Merson
De Bruyne se juntou ao City vindo do Wolfsburg, onde ele colocou sua carreira de volta nos trilhos após uma passagem difícil pelo Chelsea, no verão de 2015.
O City desembolsou uma taxa recorde do clube na época de £55 milhões para adquirir seus serviços, um valor que muitos – principalmente Paul Merson – criticaram.
Mas esse desembolso financeiro provou valer seu peso em ouro, e mais um pouco, já que De Bruyne se estabeleceria como um grande jogador da Prem.
Em 413 partidas pelo time de Pep Guardiola, o belga marcou impressionantes 106 gols.
Mas, mais impressionantemente, ele acumulou incríveis 174 assistências – a SEGUNDA MAIOR na história da Premier League – atrás apenas de Ryan Giggs.
De Bruyne deixará o Etihad tendo conquistado tudo o que a primeira divisão inglesa tem a oferecer.
Ele levantou o troféu da Premier League seis vezes, a FA Cup duas vezes e a Carabo Cup cinco vezes.
Mas talvez a conquista da qual ele se orgulhará mais quando olhar para trás em seu tempo no Eastlands será o seu levantamento do troféu da Liga dos Campeões na temporada 2022/23, na qual o City conquistou uma tríplice histórica.
Falando hoje, o técnico do City, Guardiola, o chamou de um dos maiores a já jogar pelo Man City.
Ele disse: “Um dia triste. Um dia feliz pelo prazer pessoal que vivi este tempo com ele. O que ele nos deu, sua humanidade e, claro, não preciso dizer sua influência em nosso sucesso na última década.
“Seria impossível imaginar isso sem ele. Um dia triste porque uma parte de nós está partindo.
“Eu li que ele esteve envolvido em 180 gols em termos de gols e assistências. Ele é um dos maiores meio-campistas que já jogaram neste país.
“Você sempre tem que ter cuidado por respeito aos jogadores que estavam em Maine Road e nos últimos 20-30 anos, mas vamos lá, não há dúvida de que ele é um dos maiores. Ele teve problemas de lesão no último ano e meio, mas sua consistência em jogos importantes estando lá a cada três dias.”
Confusão sobre o Mundial de Clubes
Guardiola também revelou que há incerteza sobre se De Bruyne jogará no Mundial de Clubes deste verão.
Ele revelou: “Eu não sei. Temos que conversar, o Mundial de Clubes temos que estender o contrato. Ele tem que decidir.
“Espero que ele possa continuar jogando futebol em outro lugar, mas eu não sei. O clube tem que conversar com ele e ele tem que dizer o que ele quer fazer.”
O torneio, que vai de meados de junho a meados de julho, verá o contrato de KdB expirar no meio, conforme a situação atual.
Guardiola acrescentou: “É a primeira vez que ele joga esta competição e ao final dos três primeiros jogos ele ainda está sob contrato, mas depois disso, se passarmos, eu não sei. Kevin tem que dizer e depois disso para o fato de que o futuro pode ser legalmente possível ou não.”