sex. abr 18th, 2025

Legado Eterno: Cristiano Ronaldo Homenageia Olheiro Aurelio Pereira

O lendário olheiro que descobriu os craques do futebol Cristiano Ronaldo e Luis Figo faleceu aos 77 anos.

Aurélio Pereira, ex-chefe do departamento de recrutamento do Sporting Lisboa, morreu hoje, confirmou o clube português.

Cristiano Ronaldo com um homem mais velho.
Aurelio Pereira descobriu um jovem Cristiano Ronaldo
Foto em preto e branco de Aurelio Pereira (1947-2025).
Sporting Lisboa confirmou a notícia da morte de Pereira na terça-feira
Carteirinha de jogador de futebol infantil de Cristiano Ronaldo.
Pereira segurando a carteirinha de jogador juvenil de Ronaldo enquanto estava no Sporting

Um comunicado do clube dizia: “O Sporting Clube de Portugal expressa as suas condolências pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível, Sr. Formação.”

“Ele será para sempre lembrado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, na história do Sporting.”

Nascido em Lisboa em 1947, Pereira ingressou no Sporting como jogador juvenil, antes de assinar pelo Operário FC e Benfica.

Após um breve período como vendedor, Pereira foi persuadido a ajudar o seu irmão a treinar no Benfica – onde viria a levar as suas equipas a vários campeonatos.

Ele foi então convidado a regressar ao Sporting pelo ícone do clube Hilário, onde permaneceria durante duas décadas como treinador das camadas jovens.

E em julho de 1988, abriu o Departamento de Recrutamento e Treino do Sporting CP para desenvolver uma rede nacional de olheiros para identificar jovens talentos.

E o resto é história. Pereira descobriu o vencedor da Bola de Ouro de 2000, Figo, e o superastro cinco vezes Bola de Ouro, Ronaldo.

A lenda do Manchester United e Real Madrid foi um dos primeiros a enviar as suas sentidas condolências e agradeceu a Pereira pela sua carreira.

Cristiano Ronaldo jogando futebol pelo Sporting Lisboa.
Pereira descobriu Ronaldo para o Departamento de Recrutamento e Treino do Sporting

No Instagram, Ronaldo escreveu: “Um dos grandes ícones da formação mundial nos deixou, mas o seu legado viverá para sempre.”

“Nunca deixarei de ser grato por tudo o que ele fez por mim e por tantos outros jogadores. Para sempre, Senhor Aurélio, obrigado por tudo. Descanse em paz.”

Pereira notou pela primeira vez a promessa de Ronaldo enquanto ele ainda jogava pelo Nacional da Madeira.

Mais tarde, levou-o para o Sporting aos 12 anos, onde Ronaldo começou a prosperar com a camisola verde e branca antes de fazer uma transferência de alto nível para o Manchester aos 18 anos.

Sir Alex Ferguson contratou Ronaldo depois de o ver brilhar num amigável de pré-temporada contra a sua equipa do Man Utd em 2003.

Ronaldo se tornou o assunto do balneário do United, antes de o clube concordar em pagar ao Sporting £ 12 milhões por aquele que Fergie considerava ser “um dos jovens jogadores mais empolgantes” que ele já tinha visto.

Pereira também foi creditado por encontrar Paulo Futre, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma e o ex-ala do Man Utd Nani.

Enquanto isso, a seleção portuguesa vencedora do Euro 2016 contou com 10 jogadores descobertos por ele.

A declaração da Federação Portuguesa de Futebol dizia: “A morte de Aurélio Pereira representa uma perda irreparável para o Futebol Português.”

“Para a história, para além do enorme legado construído pelo homem que descobriu alguns dos melhores jogadores da nossa história, ficará uma pessoa bondosa, de fino trato e que sempre defendeu o nosso talento.”

Em setembro de 2012, o Sporting batizou o campo da academia do clube em sua homenagem.

E cinco anos depois, em janeiro de 2017, foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa.

Seu irmão Carlos jogou no Sporting por 13 anos e foi o número 2 de Paulo Bento entre outubro de 2005 e novembro de 2009.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post