Jeremie Frimpong concluiu sua transferência de £29,5 milhões para o Liverpool. O lateral-direito do Bayer Leverkusen, de 24 anos, chegou ao Reino Unido na terça-feira, após o clube campeão da Premier League pagar sua cláusula de rescisão. O valor será quitado em três parcelas anuais.
O Liverpool recebeu £10 milhões do Real Madrid pela transferência de Trent Alexander-Arnold para a Espanha a tempo do Mundial de Clubes – esse valor efetivamente cobre a primeira parcela do acordo por Frimpong.
O holandês, que já representou sua seleção 12 vezes, torna-se a primeira contratação de Arne Slot neste verão. O valor acessível da sua cláusula foi um fator importante na decisão do clube em contratá-lo.
Sua chegada coincide com a saída do lateral de longa data Trent Alexander-Arnold, que está a caminho do Real Madrid.
Frimpong, que assinou um “contrato de longo prazo”, irá competir pela vaga na lateral-direita com o talento revelado na base, Conor Bradley, de 21 anos.
Ele se junta à crescente influência holandesa em Anfield, ao lado do capitão Virgil van Dijk, Ryan Gravenberch e Cody Gakpo. O técnico do Liverpool, Arne Slot, que assumiu o comando no lugar de Jürgen Klopp e venceu o título da liga em sua primeira temporada anterior (referindo-se ao título com o Feyenoord), também é da Holanda.
Falando ao site oficial dos Reds após assinar, Frimpong disse: “Foi bem fácil. O Liverpool apareceu e disse que tinha interesse, e obviamente para mim foi uma decisão óbvia.
“Para mim, foi tipo: `O que vocês fizerem, apenas resolvam isso`, [falando com] meus agentes: `Apenas resolvam isso.`”
“Torcedores do Liverpool, darei meu máximo, minha energia, meu empenho, e espero que possamos vencer juntos, celebrar juntos, conquistar tudo juntos.”
“Estou apenas animado por estar aqui. Obrigado por me aceitarem e não decepcionarei vocês, darei a energia que vocês querem.”
Frimpong foi uma peça chave no time do Leverkusen que superou o Bayern de Munique na conquista do título da Bundesliga na temporada 2023/24, sendo titular em 25 jogos da liga.
Após terminar em segundo lugar atrás do Bayern nesta temporada, o Leverkusen também pode perder Florian Wirtz, que pode render ao clube £125 milhões.
O Liverpool também foi apontado como interessado em Wirtz, mas Real Madrid e Bayern entraram na disputa pelo meia-atacante de 22 anos.
A contratação de Frimpong aumenta o número de jogadores formados na base do clube (considerando o tempo que passou na Inglaterra). Ele se qualificaria como “homegrown” por ter passado nove anos na Inglaterra, quando esteve nas categorias de base do Manchester City desde os nove anos de idade.
Embora o Liverpool vá sentir falta do poder de ataque de Alexander-Arnold, Frimpong marcou cinco gols nesta temporada e pode atuar como ponta-direita.
Frimpong revelou recentemente que esteve perto de se juntar ao Liverpool quando criança.
O novo jogador dos Reds disse ao Rising Ballers: “Eu na verdade escolhi o Liverpool primeiro.
“Eu ia assinar com eles, mas na época, dirigir não era comum. Minha família não dirigia e era longe.
“O Manchester City era perto, então fazia mais sentido. Eram 15 minutos de ônibus.”
Após não chamar a atenção de Pep Guardiola no City, Frimpong se juntou ao Celtic e conquistou a tríplice coroa doméstica escocesa em sua primeira temporada no norte da fronteira.
O Liverpool também está interessado no lateral-esquerdo Milos Kerkez, do Bournemouth, que é avaliado em £45 milhões.

