Lionel Messi, o jogador com mais Bolas de Ouro na história, conversou com a revista `L`Équipe` e abordou sua rivalidade com Cristiano Ronaldo na disputa pelo prestigiado prêmio. A Bola de Ouro, concedida pela France Football (e ao lado do prêmio The Best da Fifa), é um dos maiores reconhecimentos individuais no futebol europeu, celebrando o desempenho de um atleta na temporada.
Juntos, os dois craques, o argentino e o português, somam 13 Bolas de Ouro: oito para Messi e cinco para Cristiano Ronaldo. O astro argentino, atual campeão mundial com sua seleção, recordou a intensa “batalha” pela premiação contra o “Robozão” e destacou a competitividade que sempre os moveu.
Era sempre uma batalha muito bonita. Nós alimentamos mutualmente essa rivalidade, porque éramos muito competitivos. Ele [Cristiano Ronaldo] queria ganhar tudo e qualquer coisa. Foi uma época muito bonita para nós e para quem gosta de futebol.
O argentino aproveitou para elogiar a carreira de Cristiano Ronaldo, ressaltando que ambos merecem o reconhecimento por terem se mantido no mais alto nível por tanto tempo, fruto de dedicação diária e muito trabalho ao longo dos anos.
Merecemos muito crédito por permanecer no topo por tanto tempo. Porque, como dizem, é fácil chegar lá, o difícil é permanecer lá. Ficamos no topo por dez, quinze anos, não sei. Foi espetacular e continua sendo uma ótima lembrança para todos.
Messi levantou a Bola de Ouro por oito vezes (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023), atuando por diferentes clubes em sua carreira. Cristiano Ronaldo foi premiado em cinco ocasiões (2008, 2014, 2015, 2016 e 2017).
Destaques para a Bola de Ouro 2024/25
Com as boas atuações na temporada, Raphinha e Dembélé surgem como potenciais candidatos. Raphinha, por exemplo, foi o líder de assistências da última Champions League com oito passes para gol. Dembélé, com seu desempenho pelo PSG, também é cotado na disputa, especialmente se conquistar títulos importantes.
