sex. abr 18th, 2025

Morato Celebra Vitória do Nottingham: 'Um Dia para Ser Lembrado'

A temporada 2024/25 do Campeonato Inglês tem sido repleta de surpresas. Um dos maiores exemplos é o Nottingham Forest, que passou 20 temporadas na segunda divisão, retornou à elite em 2022, lutou contra o rebaixamento nos últimos dois anos e agora, a dez rodadas do fim da liga, ocupa a 3ª colocação, sonhando com uma vaga na Champions League após 45 anos. No sábado (9), a equipe do técnico português Nuno Espírito Santo deu mais um passo rumo a esse feito ao vencer o atual tetracampeão Manchester City por 1 a 0.

Com apenas 33 gols sofridos em 28 rodadas, o Forest possui a terceira melhor defesa da competição, superado apenas pelo líder Liverpool e pelo vice-líder Arsenal. Além disso, os Reds se destacam também pelo número de jogos sem sofrer gols, igualando-se ao Liverpool neste quesito.

Em toda a sua campanha, o time que conta com os brasileiros Morato, ex-São Paulo, Danilo, ex-Palmeiras, Murillo e Carlos Miguel, ex-Corinthians, já completou 12 partidas sem ser vazado.

– Sem dúvida, o aspecto defensivo é fundamental para a nossa equipe. É parte da nossa estratégia, o que não significa que sejamos um time defensivo – comentou o zagueiro Morato, que chegou do Benfica por 17 milhões de euros em agosto. Contra o City, o Forest teve apenas 30% da posse de bola, mas finalizou mais vezes ao gol (4) do que o adversário (3).

– O importante é saber como usar a posse de bola. Temos um time muito agressivo e objetivo nos contra-ataques, e é ótimo ver quando os treinamentos se refletem em resultados – analisou o brasileiro.

Considerando as últimas 20 temporadas da Premier League, a pontuação média necessária para alcançar a Champions League do ano seguinte foi de 63,4 pontos. O Forest já soma 51 pontos e ainda tem 30 pontos em disputa. É importante lembrar que o clube foi bicampeão europeu nas temporadas 1978/79 e 79/80, sob o comando do histórico treinador Brian Clough. A possibilidade de retornar à maior competição do continente tem contagiado a cidade de Nottingham, que há décadas não vivenciava tamanha expectativa em relação ao seu time.

– Tem sido incrível vivenciar isso logo na minha primeira temporada aqui. A vitória sobre o City é um dia para ser lembrado por todos e, de fato, o clima na cidade tem sido impressionante, com todos mobilizados para nos apoiar. Queremos retribuir essa confiança da torcida, mas precisamos manter os pés no chão. Sabemos que a Premier League é a competição mais difícil do mundo e não podemos deixar nosso nível de concentração e esforço cair – concluiu Morato, que participou de 19 jogos da campanha do Forest neste ano.

Zagueiro Morato

By Henrique Oliveira Santos

Henrique Oliveira Santos é um jornalista jovem e ambicioso de São Paulo, especializado em análise do mercado de transferências e análise tática de partidas. Seu olhar aguçado para o jogo e capacidade de prever futuras estrelas o tornaram popular entre os fãs de futebol.

Related Post