sex. abr 18th, 2025

O Clássico de Merseyside: Uma partida que ninguém em Liverpool espera ansiosamente

O Clássico de Merseyside: Uma partida que ninguém em Liverpool espera ansiosamente

Quando me perguntaram se eu estava ansioso pelo 245º clássico de Merseyside em Goodison Park, percebi que a maioria dos torcedores do Everton – ou do Liverpool – admitiria que não está realmente ansiosa por isso. É um jogo que precisa ser vencido a qualquer custo, e só então pode-se realmente aproveitá-lo.

Como repórter esportivo assumidamente torcedor do Everton, o último clássico da liga a ser disputado em Goodison Park será não apenas uma experiência nervosa, mas também extremamente emocional.

Sempre me lembro de Rafa Benítez tirando Steven Gerrard de campo em um clássico em Goodison porque sugeriu que ele estava jogando com o coração e não com a cabeça. Claro, o Everton precisará ter isso em mente ao entrar neste jogo também. Tenho certeza de que a atmosfera dentro de Goodison na quarta-feira será tão feroz quanto a “velha senhora” já testemunhou.

Uma das grandes coisas sobre a semana do clássico é lembrar o bom, o mau e o feio dos jogos anteriores – e minha memória está repleta dos três.

Como torcedor, o 4-4 na copa e o voleio de Andy King se destacam para mim em Goodison, mas também houve o clássico de Glen Keeley, o zagueiro emprestado sendo expulso no início do jogo, apenas para Ian Rush, temido por todos os torcedores do Everton por suas travessuras e gols em clássicos, marcar quatro.

No entanto, foi quando me tornei assessor de imprensa do clube no final dos anos 90 que tive uma visão real de quão tensos e especiais são esses jogos. Os jogos em Goodison eram a única experiência ao vivo que eu podia desfrutar devido a uma proibição auto-imposta de ir a Anfield para esses jogos.

Houve alguns dias sombrios para o lado azul da cidade naquela época, e é justo dizer que o Liverpool dominou o confronto nos últimos anos com alguns placares pesados também, mas sempre parece que quando as fichas estão caindo é quando o Everton tira uma performance da cartola.

Mais uma vez desta vez, o Everton se vê entrando no jogo como azarão, com o Liverpool no topo da liga e voando – mas, como dizem nos clássicos, o histórico recente não conta.

David Moyes conhece bem a paixão e a importância do clássico de Merseyside e, com ambos os times tendo vencido 41 partidas cada em Goodison, ele, junto com a metade azul da cidade e além, não quererá se despedir tendo perdido mais jogos do que seus velhos rivais na famosa casa do Everton FC.

By Marcelo Lima Rocha

Marcelo Lima Rocha é um repórter carismático de Salvador, conhecido por suas reportagens vibrantes de jogos e investigações aprofundadas sobre corrupção no futebol. Tem mais de 20 anos de experiência em jornalismo esportivo.

Related Post