O francês Dimitri Payet deve se despedir do Vasco ao final de seu contrato atual, em 5 de maio. A possibilidade de renovação do jogador, que completará 38 anos em 29 de março, chegou a ser considerada pela diretoria do clube em janeiro. No entanto, o baixo rendimento do meio-campista neste início de temporada, juntamente com o alto custo mensal, devem encerrar a passagem de Payet pelo Brasil.
O salário de Payet no Vasco gira em torno de R$ 1,5 milhão, um valor significativo para um clube em recuperação judicial e com dificuldades financeiras. O time não chegou à final do Campeonato Carioca e só voltará a campo no final do mês, no início do Brasileirão.
Contudo, o principal problema é o desempenho em campo. Desde o começo do ano, Payet foi titular em apenas duas partidas pelo Vasco e jogou 12 vezes no total. Nesse período, participou diretamente de apenas um gol – uma assistência para Rayan marcar contra o União Rondonópolis pela Copa do Brasil.
Carille Não Imagina Payet e Coutinho Jogando Juntos no Vasco
O técnico Fábio Carille admitiu após a derrota para o Flamengo que não pretende escalar Payet e Coutinho simultaneamente no meio-campo. O treinador chegou a mencionar a hipótese de utilizar o francês mais avançado, no ataque.
— Ainda não consigo visualizar Coutinho e Payet atuando juntos. O futebol atual exige muita intensidade, mudanças de direção constantes, e acredito que sem a bola poderíamos sofrer bastante. A menos que eu utilize o Payet como um centroavante — explicou o técnico.
— Um dos melhores momentos dele foi no Olympique de Marseille como um falso centroavante, aí sim. Mas no meio-campo ou em outra posição junto com o Coutinho, neste momento, não consigo imaginar.
Desde sua chegada ao Vasco, em agosto de 2023, Payet jogou 70 partidas pelo clube, marcando sete gols e dando 11 assistências.
O desempenho geral do jogador faz com que a imprensa francesa considere certa a saída de Payet. “Ele é o jogador mais bem pago do clube, com um salário de cerca de 2,8 milhões de euros por ano (R$ 17,55 milhões na cotação atual), mais até que seu companheiro Philippe Coutinho”, informou o canal francês CNews. “E ele [Payet] não trouxe o retorno esperado sobre o investimento quando foi contratado.”
