Sem jogar desde 27 de fevereiro, quando perdeu para o Racing na final da Recopa Sul-Americana, o Botafogo volta a campo neste sábado (15) para um jogo-treino contra o Cruzeiro no Nilton Santos. No entanto, a partida, marcada para as 17h (horário de Brasília), não terá público presente nem transmissão ao vivo.
A atividade será totalmente fechada e não é considerada nem um amistoso — como chegou a ser noticiado inicialmente — porque os técnicos de Botafogo e Cruzeiro, especialmente Renato Paiva, querem usar o jogo apenas como uma extensão dos treinos diários, sem que o resultado coloque mais pressão sobre as equipes.
É importante lembrar que tanto o time carioca quanto o mineiro estão entre os clubes que mais investiram neste início de ano, mas nenhum deles conseguiu chegar às finais de seus respectivos campeonatos estaduais.
Botafogo x Cruzeiro será o primeiro grande teste de Paiva
Ao assumir o Botafogo em 28 de fevereiro, Renato Paiva se disse “sortudo” por ter um mês inteiro de treinos pela frente. Na ocasião, ele elogiou o elenco e o trabalho dos antecessores, mas admitiu que havia ajustes a serem feitos. Ao mesmo tempo, deixou claro que isso não seria feito publicamente.
— Treinador não foca nos problemas, mas nas soluções — declarou o técnico do Botafogo em entrevista coletiva. — O diagnóstico, farei internamente. É muito importante que os jogadores entendam a nossa ideia.
Renato Paiva assumiu o time pouco depois da derrota para o Racing, mas em um período em que o elenco iniciava a folga de Carnaval. Ele teve o primeiro contato com o elenco apenas quatro dias depois. Desde então, o time tem treinado no CT do clube. Assim, o jogo contra o Cruzeiro será o primeiro grande teste para o novo técnico do Botafogo.